quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Instaladores elétricos ganham norma de qualificação

O projeto define 12 unidades de competência da profissão e está em consulta nacional até dia 18 de fevereiro.
Marcelo Scandaroli

Os eletricistas instaladores de baixa tensão estão prestes a ganhar uma norma própria de qualificação profissional. A proposta, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Qualificação de Pessoas no Processo Construtivo para Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-90), fica em consulta nacional até o dia 18 de fevereiro e a previsão é de que entre em vigor ainda este ano, segundo Eduardo Daniel, superintendente da Associação Brasileira de Certificação de Instalações Elétricas (Certiel).

O projeto 90:004.03-001, como explica Daniel, estabelece os requisitos de competência do instalador eletricista predial de baixa tensão. São descritas 12 unidades de competências dessa ocupação, que vão desde as instalações provisórias (canteiro de obras) até a montagem de quadros elétricos de comando e automação, com a indicação de conhecimentos necessários para cada uma delas. “A norma engloba tanto as atividades mais simples, quanto as mais complexas e sofisticadas”, cita o superintendente, que acompanhou ativamente o processo de elaboração do texto normativo.

A ideia da criação da norma, de acordo com Daniel, surgiu diante da necessidade de qualificar a mão de obra nos canteiros, assim como de diminuir o risco envolvido na má execução dos projetos elétricos. “A profissão é uma fonte de perigo para usuários e para os profissionais que trabalham no canteiro”, justifica. “De nada adianta ter um excelente projeto e investir nos melhores materiais se as instalações não forem bem executadas. E qualquer deslize pode ser suficiente para provocar um choque, um incêndio ou até uma morte.”

A profissão de instalador eletricista predial de baixa tensão é uma das 13 funções ligadas à construção civil consideradas críticas e que já ganharam ou estão prestes a ganhar uma norma de qualificação profissional. Ao todo, nove normas foram publicadas e outras três já passaram por consulta nacional. “O perfil do instalador elétrico de baixa tensão está atrasado em relação aos outros. Esse segmento foi o último a formar um grupo de trabalho dentro do CB-90”, disse Daniel.

No entanto, até agora, nem mesmo a primeira norma de qualificação de pessoas do CB-90, que completa mais de dois anos, atingiu o objetivo principal da comissão: a certificação dos profissionais da construção civil.

“Isso ainda não aconteceu por falta de definição dos organismos responsáveis pela qualificação. Enquanto isso, as empresas podem usar os textos como base para treinar seus funcionários ou mesmo para recrutá-los”, afirma o superintendente da Certiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...