sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Segurança do trabalho, a luta por melhores salários


Quanto vale sua contribuição, como profissional de Segurança do Trabalho? 
Sendo você um empresário, o que espera em troca, pela contratação de um profissional prevencionista?
Qual a sua competência produtiva?
A propagação de cursos com formação deficiente e ou insuficiente de profissionais prevencionistas: Médicos, Engenheiros, Técnicos, Enfermeiros do trabalho, adicionado a falta de ética de colegas, com certeza tem contribuido significativamente para a desvalorização do ofício. Um professor é extremamente necessário na formação de talentos e ganha pouco, porque são muitos! Onde estão os profissionais em destaque nesta área, por sua liderança, contribuição para a redução de acidentes, conforto, saúde ocupacional e ganho de produtividade? Onde andam as soluções criativas e empreendedoras? Como estamos sendo preparados para: trabalhar com adultos, negociar, liderar, gerenciar projetos e pessoas, avaliar riscos, comprar/selecionar: máquinas e equipamentos, por sua sua eficacia, resistência, conforto, produtividade e custos? O que ha de novo no reino da prevenção? O que tem feito por nós os sindicatos, associações e federações? Porque só falamos em sinistros quando eles ocorrem? Quantos de nós estamos envolvidos em pesquisa, trabalhos em escolas, instituições sociais e entidades públicas?
Porque boa parte de nós, quando faz parte de algum grupo ou organização, visa principalmente estar em evidencia, ou participar de movimentos políticos para benefício próprio? Precisamos ganhar mais, com certeza! Assim como valorizar profissão e os pfofissionais da saúde e segurança do trabalhador, por ações que possam ser reconhecidas a partir dos resultados e benefícios gerados! Onde estão os nossos líderes? Que tal iniciarmos um movimento nacional pela valorização do ser humano e suas relações inter e intrapessoais, encabeçado por profissionais e instituições prevencionistas e do bem comum? Vamos expandir a temática  saúde e segurança em ações que visem: Relações humanas na familia; Famílias ajustadas, filhos e profissionais sadios; Espiritualidade nas empresas; Drogas:  benefícios e prejuízos; Quem faz a segurança do trabalho: médicos, engenheiros, técnicos ou leigos? Os sentidos da segurança; as portas do acidente; Prevenção que gera lucros; ANIPAT Um ano Inteiro de prevenção; SIAPAT – Semana Interna de Ações Prevencionistas;
As palavras movem; os exemplos arrastam!! (ditado latino)
Vamos usar a imaginação (Pensamento e ação)?

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
Abraços,
Valdolirio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...