sexta-feira, 24 de maio de 2013

Visita técnica no engenho da cachaça Triunfo

Acompanhados dos Professores Elaine Dantas, Antonio Carlos e Abdon Yankell, alunos do curso de formação de Técnico de Segurança do Trabalho da UNEPI participaram de visita técnica no engenho da cachaça Triunfo, localizado na histórica cidade de Areia-PB.

A visita teve por objetivo verificar as formas de produção local de cachaça, para, a partir dessa vistoria, os alunos desenvolver relatórios técnicos indicando práticas de segurança no trabalho que serão analisadas e diagnosticadas de acordo com as normas regulamentadoras, tornando o ambiente de trabalho mais seguro.

De acordo com TST Laercio Silva, a proposta da visita é promover a troca de conhecimentos. A atividade no campo, normalmente nos canaviais pode resultar em um perigo eminente quanto a não adoção ou adoção parcial das normas visando à segurança e a saúde do trabalhador. A falta de recursos materiais de proteção pessoal como luvas, botas, perneiras, protetor auricular, óculos de proteção, protetor solar, e o desconhecimento a cerca da importância do uso desses equipamentos se tornam como um dos fatores que dificultam a manutenção da qualidade de vida desses trabalhadores. Desse modo, os objetivos deste estudo realizados pelos os alunos servirão para apresentar os principais fatores/riscos que são especificados nas normas.

Professora Elaine Dantas palestrando 




Almoço no hotel fazenda Triunfo

Mais fotos em nosso facebook (Laercio Silva)
Portal cidade de Areia-PB.

História da Cachaça Triunfo.


A cachaça triunfo é uma das mais tradicionais da Paraíba, sendo produzida na cidade de Areia. A Cachaça Triunfo é produzida pelos empresários Antônio Augusto e Maria Júlia.
No ano de 1994, após receber uma herança, o casal decidiu comprar um engenho, sonho antigo de Antônio Augusto. Mas as dificuldades eram muitas. Com a falta de 
dinheiro para adquirir máquinas próprias para a confecção da cachaça, os empresários tiveram que improvisar: “Não tínhamos dinheiro para comprar máquinas para fazer a cachaça e ele foi inventando. Quem visitava nossa fábrica, se espantava com tanta criatividade”, conta Maria Júlia a seus visitantes. Para termos uma ideia, até secador de cabelo e moedor de carne viraram maquinário para o engenho.
Todas essas dificuldades enfrentadas foram válidas e superadas e o engenho Triunfo está aberto para a visita de pessoas interessadas na sua história e no seu processo de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...