quinta-feira, 23 de maio de 2013

BH ganha prêmio mundial de prevenção a mortes por deslizamentos



Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte recebendo o prêmio (Reprodução/Facebook)
Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte recebendo o prêmio

Belo Horizonte ficou conhecida mundialmente na noite desta quarta-feira devido às ações realizadas na cidade para reduzir riscos de desastres por deslizamentos e inundações. A Prefeitura da capital mineira foi uma das vencedoras do Prêmio Sasakawa 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O coronel Alexandre Lucas, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), foi até Genebra, na Suíça, para receber o troféu e a quantia de R$ 100 mil. No palco, ergueu a bandeira do Brasil. A capital mineira era a única cidade da América Latina indicada ao prêmio. 

Troféu entregue para representantes da PBH (Reprodução/Facebook)
Troféu entregue para representantes da PBH
Entre as medidas tomadas para evitar desastres em Belo Horizonte, a Prefeitura criou o Programa Estrutural de Área de Risco (Pear), que faz 20 anos este ano. Nele, as pessoas são orientadas a não jogar lixo nas encostas ou plantar determinadas espécies nas encostas, como a bananeira, que retém água do solo. Outra medida foi a construção de bacias de contenção de águas pluviais. 

Também são feitas avaliações em residências, para detectar quais as famílias estão em situação de alto risco. Caso o perigo seja encontrado, os moradores são levados para abrigos da prefeitura e recebem a Bolsa-Aluguel. Em 2004, eram 15.650 residências em áreas de risco geológico e hoje são 2.661. A PBH afirma que desde 2003 não há mortes por deslizamentos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...