terça-feira, 14 de maio de 2013

Bancários pedem segurança no trabalho

Por: Noemi Flores

Bancários estão preocupados com elevado índice de assaltos a banco registrados no estado, neste ano já somam 66, sendo a modalidade mais frequente explosões a caixas eletrônicos e sequestros de funcionários e familiares para obrigá-los a abrir o cofre.
A categoria espera que providências sérias sejam adotadas já que no ano passado foram 167 ocorrências no estado, dentre estas assaltos, sequestros de gerentes, explosões e arrombamentos a caixas eletrônicos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio de sua Diretoria de Comunicação, em nota, afirma que “a segurança dos seus funcionários e clientes é uma preocupação central dos bancos associados da Febraban. Tanto que os investimentos em segurança avançaram de forma significativa nos últimos anos: de 2002 (R$ 3 bilhões/ano) até 2011 (R$ 8,3 bilhões) aumentaram 62,4% em termos reais. O número de agências e postos cresceu 26% (de 27,2 mil em 2002, para 34,2 mil em 2011)”.
Prossegue a nota: “esses investimentos crescentes, aliados a uma série de medidas preventivas, levaram o número de assaltos a banco em todo o País a cair consistentemente ao longo dos anos. De acordo com dados de 17 instituições financeiras, que incluem os principais bancos de varejo, em 2012 foram registrados 440 assaltos, incluindo as tentativas, o que corresponde a uma queda de 56% em relação ao total de 1.009 assaltos e tentativas de assaltos verificados em 2002. Cofre com dispositivo de tempo, redução do numerário nas agências e o estímulo a transações eletrônicas são algumas dessas medidas que levaram à queda”.
Porém o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia (SBBA), Euclides Fagundes, enfatiza que é preciso que haja uma mudança na Lei 7.102, de 1983, que dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros. “Que seja mais rígida e cobrada mais dos bancos a questão da segurança, não só estas explosões como assaltos e sequestros de bancários”, afirmou.
O presidente do sindicato disse que o tema segurança será pauta, neste final de semana, do 11º Congresso do SBBA, que começa neste sábado (4/5) às 8h30, no hotel Portobello, em Ondina, Salvador, com tema “Valorizar o trabalhador e desenvolver o Brasil.”
Para o sindicalista, o patronato deve investir mais na segurança “em uma série de questões sobre saidinha bancária, a segurança interna, segurança dos biombos. Nestas explosões, não só os maquinários podem danificar, mas podem atingir pessoas”, desabafou. 
Sobre a legislação , a Febraban se pronuncia “cabe ressaltar que os bancos seguem a Lei Federal nº 7.102/83 e sua regulamentação.  



Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...