quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Universidade da Paraíba inaugura primeiro campus universitário em presídio no País.

Detentos que estudarem terão redução da pena: 1 dia a menos por 12 horas de aulas.

A UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) inaugurou na última terça-feira (20) o primeiro campus dentro de um presídio no Brasil. A unidade fica na penitenciária do Serrotão, em Campina Grande, e vai oferecer cursos de formação do ensino regular e técnico. Os cursos universitários ainda serão implantados, segundo informações da universidade.

A unidade de educação Do José Maria Pires vai permitir novas possibilidades de ressocialização aos detentos do Estado. A construção da unidade contou com o trabalho dos detentos do local.

Os tijolos utilizados nas construções foram produzidos pelos presidiários, com cimento e areia adquiridos pela UEPB em suas compras gerais, assim como parte do material utilizado na obra. A mão de obra para as construções foi constituída em 70% de presidiários, que terão os dias de trabalhos revertidos em redução de pena, na proporção de três dias de trabalho por um dia a menos de pena.

Os estudos também contribuirão para a redução da pena, na medida de um dia a menos de pena para cada 12 horas dedicadas à educação. O professor Rangel Junior, reitor da UEPB, informou que professores das áreas de técnologia, saúde e humanas darão aulas no campus.

O primeiro curso oferecido aos apenados é o de informática básica. O curso "Gestão Penitenciária e Direitos Humanos" será aplicado em breve, voltado a agentes penitenciários que trabalham no local. Em paralelo, a unidade vai aplicar um curso preparatório para o exame supletivo e oficinas de leitura.

R7 Noticia
Divulgação/UEPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...