quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Aplicativo do TRT do Pará e Amapá permite o registro de riscos ao trabalhador

No mundo do trabalho, o acidente é um acontecimento que causa prejuízos a toda coletividade. Além do trabalhador, que em alguns casos chega a perder a vida, essa realidade gera perdas para a empresa, que deixa de contar com aquela mão de obra, para a família e para a sociedade como um todo, que aciona seu sistema de socorro e garantias para dar o suporte ao profissional acidentado. Em razão da quantidade de trabalhadores ainda na informalidade, o número de ocorrências é sub-notificado e não é possível precisar com exatidão a quantidade de pessoas que sofrem acidentes de trabalho.

Em razão disso e com o intuito de ter uma visão mais ampla e próxima da realidade dos acidentes de trabalho nos Estados do Pará e Amapá, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região lançou, em dezembro, no evento "Amazônia Rural - Trabalho Precário", o Aplicativo SimVida-TRT8 – sistema para mídias móveis (tablets e smartphones) que permite a realização do registro e do mapeamento de situações de risco ligados ao trabalho, nos Estados sob sua jurisdição.

De fácil manuseio, a ferramenta já está disponível por meio do endereço eletrônico http://www.lablivre.org/trt8/ou pelo Google Play, ainda para uso exclusivo na plataforma Android, e utiliza como princípio de ação a horizontalidade das relações e a mobilização colaborativa da sociedade, que abastece o sistema com o informe das situações encontradas.

Iniciativa do Programa Trabalho Seguro na 8ª Região, coordenado pelo Desembargador do Trabalho Walter Roberto Paro e pela Juíza do Trabalho Titular da 7ª VT de Belém, Nazaré Medeiros Rocha, o SimVida-TRT8 foi desenvolvido em parceria com o Laboratório Experimental de Tecnologias Livres (Lablivre), ligado ao Projeto UFPA 2.0. Dedicado a realizar o mapeamento colaborativo, conforme explica Cláudio Alfonso, Coordenador do Lablivre, o aplicativo permite que qualquer pessoa faça um registro fotográfico, que será geolocalizado e criará um mapa sobre a situação do trabalho inseguro na região. Um banco de dados será abastecido e, por meio dele, será possível ter a dimensão das áreas com maior incidência de riscos ao trabalhador.

Esse aplicativo cria uma nova realidade para o controle e mapeamento do acidente do trabalho, conforme destaca a Juíza Titular do Trabalho, Nazaré Rocha. "Com o SimVida, o trabalhador deixa de ser um beneficiário de ações de combate ao acidente do trabalho e passa a ser um protagonista, e situações como as que não conseguem ser rapidamente acessadas pelos órgãos de controle podem sair da invisibilidade e isso independe de ocorrer ou não uma relação formal de trabalho constituída. Os trabalhadores domésticos, por exemplo, terão condições de fazer o registro de pronto, tão logo ele ocorra, assim como os da construção civil, que infelizmente sempre estão em destaque nos números existentes."

De acordo com o Desembargador Walter Paro, o compromisso com o aplicativo vai além do registro de acidentes em si, principalmente busca a prevenção dos acidentes de trabalho. "Temos que pensar que a segurança e a prevenção de acidentes é uma obrigação de todos, e esta ferramenta dá o poder a cada um que tiver um celular, para que possam ser colaboradores nessa tarefa de registrar eventuais riscos de acidentes, seja um trabalhador em ação ou um passante que se depara com uma situação de risco", afirmou. Destaca ainda que as informações que forem armazenadas no aplicativo serão posteriormente repassadas aos órgãos competentes em fiscalizar estas situações, para que tomem as providências necessárias. "Não queremos fiscalizar os órgãos, queremos levar a eles dados para que, diante dos poderes que lhe estão investidos, possam agir contribuindo para a prevenção de acidentes", complementou.

Fonte: TRT8 (PA/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...