terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Seconci-SP lança treinamento para trabalhos em espaços confinados

Curso atende exigências da Norma Regulamentadora 33 do MTE.

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) inaugurará em 11 de fevereiro de 2015 um novo treinamento: capacitação e reciclagem de segurança do trabalho em espaços confinados. O curso é voltado aos funcionários da construção civil – trabalhadores autorizados a operar nesses espaços e seus respectivos vigias – e contribui para que as empresas do setor estejam de acordo com a Norma Regulamentadora 33 (NR 33) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Canteiros de obras, edifícios e instalações industriais e comerciais possuem locais confinados, como tubulões, caracterizados pela dificuldade de acesso e locomoção do trabalhador, poucas saídas e baixa ventilação. Para a realização de qualquer atividade neste tipo de espaço, o MTE exige procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, transmitidos por meio de uma capacitação com carga horária de 16 horas e reciclagem anual com duração de oito horas.

Para o curso, o Seconci-SP construiu em sua Unidade Central um local que simula situações reais de um espaço de trabalho confinado. No local, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, enfermeiros e bombeiros civis do Seconci-SP ensinarão como os trabalhadores devem agir para evitar qualquer risco à saúde e à vida. O novo treinamento pode ser realizado tanto na sede da entidade, em São Paulo, como no canteiro de obras. Ele faz parte do calendário de cursos abertos, mas também pode ser ministrado para grupos fechados, de acordo com a necessidade das empresas.

“Os espaços confinados são diferentes uns dos outros, mas seus perigos são muito parecidos. Antes da entrada, é necessário que se avalie cada um deles em particular, para que sejam detectados os perigos conhecidos ou em potencial”, explica José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP. 

A grade curricular do curso para Trabalhadores Autorizados e Vigias é composta por definições de espaços confinados; reconhecimento, avaliação e controle de riscos; funcionamento de equipamentos utilizados; procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho e noções de resgate e primeiros socorros. Nestes locais de difícil acesso, é fundamental a presença do vigia, responsável por observar os trabalhadores em ação, manter a comunicação com eles e acionar a brigada caso exista qualquer intercorrência.

O Seconci-SP passará a oferecer também, ainda no primeiro semestre de 2015, o treinamento de Supervisor de Entrada, profissional responsável por identificar estes espaços, determinar a forma correta de operação para os trabalhadores que executarão o serviço e seus vigias, além de emitir a permissão de entrada e trabalho antes do início das atividades. O curso, com carga de 40 horas, trará em seu conteúdo programático a identificação dos espaços confinados; critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos; conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; legislação de segurança e saúde no trabalho; programa de proteção respiratória; área classificada e operações de salvamento.

Serviço

As empresas da construção, contribuintes ou não do Seconci-SP, podem ter acesso ao treinamento, mediante contato com o setor de Relações Empresariais (11 3664-5059)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...