quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Programa Zé Peão no combate ao analfabetismo na Paraíba



Nossa História
O Projeto Escola Zé Peão é uma das maiores realizações do SINTRICOM em parceria com o Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Resultado do trabalho desenvolvido com a categoria no enfrentamento ao alto índice de analfabetismo, a Escola Zé Peão é um direito conquistado pelos trabalhadores na Convenção Coletiva de 1990.

Em abril de 1991, foram implantadas, nos próprios canteiros de obra, as primeiras salas de aula do Projeto. Sinônimo de emancipação cidadã, onde a aquisição do saber ler e escrever se traduz na conquista de um conhecimento capaz de gerar transformações na vida de cada trabalhador(a), o Projeto Escola Zé Peão é uma estratégia de educação de jovens e adultos cuja ação educativa parte de reflexões marcantes e contemporâneos do mundo do trabalho e da indústria da construção.

Quem Somos

A Coordenação Pedagógica do PEZP é composta por profissionais qualificados que atuam com base na proposta pedagógica do Projeto cujo objetivo é desenvolver uma educação que promova a capacitação do operário para enfrentar o contexto social, econômico, político, sindical e educacional contemporâneo. A Coordenação do Projeto decidiu levar a escola ao local de trabalho, implantando salas de aula dentro do próprio canteiro de obras, o que auxiliou a equipe a elaborar, com maior clareza, a relação postulada entre escola e trabalho produtivo.

Educadoras(es): Os educadores são alunos dos cursos de licenciatura da UFPB e se inscrevem através de edital. Passam por uma avaliação escrita com questões específicas sobre a EJA e a Educação Popular. Após o processo de seleção concluído os candidatos/as participam de uma formação inicial (60 horas), organizadas em quatro blocos temáticos distintos: Identidade e Cultura; Histórico e Metodologias aplicadas a EJA, numa perspectiva de Educação Popular; Planejamento e Avaliação e Aulas Simuladas. Ao final do curso é feita uma entrevista, onde são vistas a disponibilidade de tempo do candidato/a, sua participação e envolvimento com as ações da comunidade e mais, seu real interesse em trabalhar com alfabetização de jovens e adultos. Aos candidatos selecionados é oferecida formação continuada no processo de ensino aprendizagem dos educandos.

O aluno- operárioOs alunos-operários da Escola são, em sua grande maioria, de origem rural, do sexo masculino, de baixa renda, relativamente jovens, pouco qualificados e com baixo nível de escolarização formal. Dados coletados a partir das fichas de matrícula permitem afirmar que expulsos do campo, pela falta de terra ou de oportunidades de trabalho, os trabalhadores/alunos desembarcaram na cidade desprovida do preparo mínimo exigido para o mercado formal de trabalho na cidade. A precariedade nos níveis de escolarização e a ausência de qualificação profissional os sujeitam aos empregos mais duros e penosos, de pior remuneração e mais suscetíveis à rotatividade e ao desemprego, de que resultam péssimas condições de sobrevivência.

Desafios futuros

O nosso grande desafio é o de diminuir a evasão formal (onde a saída do aluno da escola é motivada por fatores externos à escola, como: demissão, transferência e rotatividade, características bastante significativas da indústria da construção; e a evasão real (onde a saída do aluno da escola é motivada por fatores, como extensão da jornada de trabalho, cansaço, concorrência com formas de lazer e vida social – dominó e baralho, televisão ou rádio, cachaça e namoro; ou mesmo por conta de elementos inerentes ao próprio Projeto, diretamente relacionados ao fazer pedagógico, que incluem dificuldades típicas do processo de ensino-aprendizagem.
Outro grande desafio é o da institucionalização do Projeto e sua transformação num Programa regular, estável e economicamente sustentado no seio da UFPB e demais instituições públicas que têm como seu objeto a formação de educadores e a organização e execução de políticas específicas para a EJA.
Página na internet http://www.sintricomjp.com.br/

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