domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ipea e Contag promovem seminário em João Pessoa


O Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e as federações de trabalhadores rurais de todos Estados nordestinos realizam nos dias 22, 23 e 24/02/11, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag), em João Pessoa, uma seminário sobre mecanização no campo e o impacto na geração de empregos. O seminário também cai discutir as perspectivas do assalariamento rural no Nordeste.
A ideia é preparar os dirigentes sindicais para o enfrentamento com o patronato rural. “Nós temos uma nova forma de embate econômico e social no setor sucroalcooleiro e também com as grandes empresas rurais, por isso estamos nos preparando para um enfrentamento político, econômico e social”, salientou Antônio Lucas Filho, secretário nacional de assalariados da Contag, que participará do evento na Capital paraibana.
Segundo ele, em alguns Estados, os trabalhadores rurais assalariados do setor canavieiro já discutem um projeto específico de Reforma Agrária para os cortadores de cana que perdem os postos de trabalho. “A mecanização é uma realidade, mas nós, trabalhadores não podemos ficar sem emprego”, salientou Antônio Lucas.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) convidou técnicos da Embrapa para discutir com os trabalhadores e dirigentes sindicais o processo de mecanização no campo no nordeste brasileiro durante o evento na próxima semana em João Pessoa.
Para o dirigente da Contag, as relações de trabalho no Brasil e no mundo estão em transformação. “As empresas no mundo exigem que o algodão produzido no Brasil seja com trabalho limpo, que os trabalhadores e trabalhadoras tenham carteira assinada e realizem convenção coletiva de trabalho”, disse Antônio Lucas.
E acrescentou: “Assim, segue outros seguimentos, como o sucroalcooleiro, confinamento de gado, e serviços gerais no campo”. A requalificação profissional dos trabalhadores do campo no Nordeste, também será objeto de discussão do seminário, que começa na próxima terça-feira, 22 de fevereiro em João Pessoa-PB. O seminário terá apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag).
Redação
http://www.portalcorreio.com.br/jornalcorreio/matLer.asp?newsId=172005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...