terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

João Pessoa, na Paraíba, é um convite ao sossego com suas belas praias urbanas



Imagine uma cidade com belas praias urbanas, tranqüilidade característica de interior, riqueza cultural e a poucos quilômetros de verdadeiros paraísos naturais. Acrescente ainda um centro histórico rico em arquitetura colonial, um rio emoldurando a paisagem e terá idéia do que é a capital da Paraíba.

Menor e menos famosa que 
Natal e Recife, João Pessoa ainda não atrai o mesmo número de turistas que as capitais dos Estados vizinhos. Ainda bem! A tranqüilidade e o sossego reinam na cidade e não é preciso ir longe para encontrar areias semidesertas.

Nem por isso faltam opções de lazer e conveniências de uma cidade grande. Bons restaurantes, shopping centers e comércio variado garantem o conforto do visitante.
 

É um destino para ser admirado sem pressa. Em João Pessoa, os prédios altos da beira-mar, comuns em outras 
orlas, dão lugar a casas e edifícios de três andares. Os terrenos ainda desocupados espalhados pela cidade, aliados às ruas largas, pouco movimentadas e bem arborizadas fazem pensar que toda cidade de litoral deveria ser assim.

Situada no extremo oriental das Américas, a capital da Paraíba abriga o ponto em que o Brasil mais se aproxima da África. É na 
Ponta do Seixas que os primeiros raios de sol chegam ao país todas as manhãs. João Pessoa é considerada também a terceira cidade brasileira mais antiga e possui um centro histórico rico em arquitetura colonial.

Em visita à cidade, vale tirar uma tarde para ver construções barrocas como o 
Theatro Santa Roza, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco e conferir exemplos de arquitetura típica do século 19, como o Casarão dos Azulejos.

Termine o passeio pelo centro histórico assistindo ao pôr do sol no antigo Hotel Globo, atual sede do Consulado da Espanha e Centro de Informações Turísticas. É do pátio do prédio construído em 1929 que se tem a fascinante vista para o rio Sanhauá e suas verdes margens contornando os prédios históricos.
 

Foi neste braço do rio Paraíba que a cidade nasceu, em 1585. Ao contrário de outras capitais litorâneas, em João Pessoa a expansão ocorreu das margens do rio em direção ao litoral. 


As praias da cidade encantam. Bessa, Manaíra, 
Tambaú e Cabo Branco são as principais. A badalação noturna fica por conta de Tambaú, com seus bares, restaurantes e casas noturnas. É lá também que ficam a principal feira livre de artesanato da cidade e o hotel Tropical Tambaú, construído praticamente no mar.
JOÃO PESSOA
Gabriela Agustini/UOL
 
Praia do Cabo Branco é uma das principais de João Pessoa
Gabriela Agustini/UOL

A Estação Ciência é a mais nova obra de Oscar Niemeyer
Divulgação PBTUR

Construções coloniais no centro histórico de João Pessoa
FOTOS DE JOÃO PESSOALUGARES HISTÓRICOSJOÃO PESSOA FICARÁ IGUAL A OUTRAS CAPITAIS DO NORDESTE?
Outro marco arquitetônico é a Estação Ciência, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em julho de 2008. O edifício é um dos cartões postais da cidade, assim como o Farol do Cabo Branco. 

Quem gosta de ir às compras pode se esbaldar no Mercado de Artesanato Paraibano, em Tambaú. São 130 lojas abertas diariamente com uma infinidade de produtos que incluem mantas, redes, esculturas de barro e de madeira, literatura de cordel e xilogravura. Se a idéia é trazer um presente consumível, a loja Koisas do Sertão tem de manteiga de garrafa a mel de engenho. 


A culinária regional é outro destaque. O restaurante típico mais famoso da cidade é o pertencente à rede Mangai, mas não deixe de conferir o autêntico Recanto do Picuí e o Sagarana. Entre os pratos principais da região estão carne do sol, com arroz de leite e macaxeira cozida ou no rubacão, feita com feijão branco, arroz, queijo e verduras.
 

A cidade é incrível, mas não se pode ir à Paraíba e não conhecer as suas praias paradisíacas. Ao norte de João Pessoa está a rústica praia de Cabedelo, bem próxima à praia fluvial do Jacaré, famosa por um dos principais programas turísticos da região. Todos os dias ao cair da tarde, um saxofonista toca na canoa o "Bolero", de Ravel, para acompanhar o espetáculo do pôr do sol no Rio Paraíba. Além dos bares em palafita, na praia do Jacaré tem também uma simpática feirinha de artesanato. 


Menos visitado, o litoral sul da Paraíba esconde verdadeiros tesouros. São quilômetros e quilômetros de orla com enormes falésias coloridas, coqueirais e recifes que formam piscinas naturais. A caminhada, pela praia, de Tambaba, mais ao sul, até Tabatinga, passando por Coqueirinho é absolutamente imperdível. O trecho tem cerca de seis quilômetros e uma diversidade de paisagens que impressiona. 


Tambaba é um capítulo a parte. Situada em Jacumã, distrito de Conde, a 30 km de João Pessoa, e é uma das praias de nudismo mais famosas do país. As regras são claras: no trecho em que é obrigatório tirar a sunga e o biquíni, homem desacompanhado não entra. A praia possui uma faixa de 200 m de extensão para o banhista que preferir não se aventurar na onda naturalista.

GRUPO DE DISCUSSÃO

PORTAIS REGIONAIS

PBTUR- Empresa Paraibana de Turismo 
www.pbtur.pb.gov.br
 

Prefeitura de João Pessoa
 
www.joaopessoa.pb.gov.br
 

Cenário Cultural
 (guia de programação cultural)
www.cenariocultural.com.br
 

Cult PB
 
www.cultpb.com
 

Cultura Popular
 
www.culturapopular.com.br
 

Pixel Flash
 (guia de baladas do nordeste)
www.pixelflash.com.br

http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/joao-pessoa.jhtm

Sem folia

Carnaval

João Pessoa (PB), Hotel Tropical Tambaú: No Carnaval, 5 noites custam a partir de R$ 885,00 por pessoa, em apto. duplo, com café da manhã e jantar. As opções são bufê paraibano, português, árabe ou frutos do mar. Com pagamento à parte, são oferecidos tratamentos estéticos, terapias naturais e massagens. Reservas: (83) 2107-1900 Mais

http://viagem.uol.com.br/album/pacotes_fugir_carnaval_2011_album.jhtm?abrefoto=12#fotoNav=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...