sábado, 31 de março de 2012

Seminário Técnico Saúde e Segurança no Trabalho


Na abertura do evento o Presidente do Sinduscon-JP Irenaldo Quintans, cumprimentou os participantes com boas vindas. 

Destacou o CPR-PB como instituição que cumpri com dignidade interesses da coletividade discutindo temas de grande relevo ligado diretamente à segurança e saúde do trabalhador na indústria da construção civil, promovendo sustentabilidade nas relações com trabalho e meio ambiente.

Disse: “O sinduscon-JP aperfeiçoa esforços para fazer da construção civil um meio de fomentar o progresso e o emprego, dando mais dignidade, conforto, prosperidade e um futuro digno no dia-a-dia para a sociedade”.
Palestrantes:
Hélio Lopes, Antônio Pereira, Soraia Di Cavalcanti, Camilo Penteado,  André Machado e Reynaldo Lenci.

José Hélio, Coordenador do CPR-PB e educador da Fundacentro -PE – Palestra Redução de acidentes elétricos em canteiros de obras – relato e experiências.

Soraia Di Cavalcanti, auditora fiscal do trabalho da SRTE-PB e membro do CPR-PB, falou sobre o Programa de Redução de Acidentes Elétricos na Indústria da Construção.

André Machado, diretor da Perame telas e arames – Palestra Medidas de proteção coletiva a serem utilizadas nas obras. 

Camilo Penteado, consultor da Scanmetal soluções construtivas – Palestra Ferramentas e sistemas produtivos para melhoria da produtividade e segurança no canteiro de obra.

Reynaldo Lenci, diretor da empresa Meio equipamentos – Palestra formas adequadas para aplicação e uso de sistemas de esperas e ancoragem.

Antonio Pereira Nascimento, auditor fiscal do trabalho da SRTE-SP, membro CPR-SP e CPN – Palestra Locação de máquinas e equipamentos para a construção civil com eficiência.

Participantes:

Mais fotos em nosso facebook


Realização:


Apoio:


Matéria da Revista e Portal Edificar
Consultores fazem palestras sobre equipamentos, instrumentos e técnicas de segurança na construção civil
Camilo Penteado e Reynaldo Lenci Filho  / Fotos: Fabricia Oliveira
Por Naná Garcez
O trabalho em altura de modo mais seguro com o uso do sistema de escoramento foi defendido pelo projetista Reynaldo Lenci Filho, que ressaltou a importância dessa estrutura na fase de construção em evento promovido no Sinduscon-JP, com cerca de 150 participantes entre engenheiros, construtores e técnicos de segurança do trabalho. Ele explicou que a NR35 recentemente editada tornou maior a exigência em relação às condições de segurança da obra, em especial deste sistema necessário não apenas para o período de construção (com a colocação de peças de inox no topo da edificação para instalação de cabos de trabalho e para a segurança dos trabalhadores) como também para a manutenção, reforma e limpeza do prédio.
O especialista explicou que é muito importante essa etapa da obra, e inclusive estranhou não se ter em João Pessoa maiores exigências do sistema de escoramento para aprovação do projeto de uma edificação. Ele entende que está faltando fiscalização dos órgãos responsáveis pelas condições de segurança do trabalhador.
O coordenador do Comitê Permanente Regional na Paraíba, José Hélio Lopes, disse que o seminário foi uma oportunidade de debater sobre questões relevantes para o segmento. “Os profissionais puderam discutir não só a parte técnica, mas também sobre o dia a dia no trabalho, como trabalhar com segurança no canteiro de obra. Os temas abordados foram de extrema importância”.
Já, a auditora fiscal do trabalho, Soraia Di Cavalcanti, falou sobre o Programa de Redução de Acidentes Elétricos na Indústria da Construção. “O CPR criou o programa, em 2003, porque tínhamos um número muito alto de acidentes fatais por choque elétrico, 60%. Desde 2005, tivemos uma redução de mais de 50 % das mortes depois do programa, só houve uma morte em 2008 e outra em 2010, na Paraíba. O programa contribui para a redução dos acidentes elétricos na indústria da construção. Daí a importância em sempre tratar esse assunto, discutir para informar e alertar os empresários e toda a cadeia produtiva, sobre formas de prevenção desses acidentes”, afirmou.
Entre os temas tratados estavam: seleção e aplicação de sistemas de proteção coletiva e operacionais para canteiros de obra; a utilização correta de elevadores de obras e mini gruas nas obras de construção e gestão eficiente de máquinas e equipamentos nos canteiros de obras.

Durante o seminário, foram arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados ao Hospital Padre Zé e à Missão Sal e Luz, na cidade de Santa Rita.
Folder do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...