segunda-feira, 19 de março de 2012

Para que servem as bolas nas linhas de alta tensão?

 
Publicado por Hugo Cadavez

Hoje vou desvendar o mistério das bolas nas linhas de alta tensão com informação oficial, irrefutável. Começo por dar a resposta: servem para tornar as linhas visíveis aos pilotos de aeronaves – são as designadas balizagens aeronáuticas.

Lembro-me de já em pequeno reparar nas bolas brancas e vermelhas nos cabos de alta tensão. É uma imagem que tenho presente, a de longos cabos de alta tensão sobre um grande vale, com várias esferas vermelhas e brancas ao longo dos cabos.
Na altura fiquei sem resposta para a existência das ditas esferas e só há pouco tempo comecei a reparar novamente e me apercebi que só existem em grandes vales ou junto de auto-estradas e itinerários principais. Isto levava à conclusão lógica que seriam para tornar os cabos de alta tensão visíveis para as aeronaves que precisassem de fazer uma aterragem de emergência nesses locais ou que voassem a baixa altitude como os helicópteros. Contudo, amigos garantiam-me que serviam para evitar que os cabos balançassem com o vento e tocassem uns nos outros.
Perante toda esta confusão, decidi pesquisar a função das ditas esferas. Como podem ver, encontrei várias respostas:
- são esferas de sinalização; servem para chamar a atenção dos pilotos de aeronaves, principalmente helicópteros, e mostrar que lá há um fio [Superinteressante]
- servem para impedir que os fios se toquem provocando um curto circuito, são colocadas quando o vão (distância entre os dois postes) é muito longa, o vento dos temporais é bastante forte e por incrível que parece aproxima os fios [
Yahoo! Respostas]
- servem para evitar acidentes com carros [
Tolices do Orkut]
- são esferas dissipadoras electro-geométricas; são colocadas nos cabos e aço entre as torres – e nunca nos fios de alta tensão, servindo para atrair os raios que possam atingir os fios e jogá-los pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente chegue à estrutura metálica das torres, e por ela atinja o solo [
Blog das Piranhas]
- elas são para quando os fios dão uma dilatada, eles não quebrarem; são para quando os fios dilatam com o calor e encolhem no frio, elas servem como uma junta de dilatação [
Yahoo! Respostas]
- servem para evitar trepidação no carregamento de energia aquelas bolas laranjas tendem a equilibrar a corrente eléctrica [
Yahoo! Respostas]
- são flutuadores, pois contêm hélio [
Portal das Curiosidades]
- são pontos de controlo com um aparelhómetro qualquer lá dentro [
Portal das Curiosidades]
É engraçado verificar como a mente humana inventa quando não sabe a resposta. A resposta correcta para a função dessas bolas é-nos dada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil na Circular de Informação Aeronáutica 10/03 de 6 de Maio sobre Limitações e Altura e Balizagem de Obstáculos Artificiais à Navegação Aérea:
- as bolas de balizagem (balizas) de cabos de uma linha aérea, de energia ou de outra finalidade, destinam-se a torná-los visíveis à distância considerada segura para que o piloto se aperceba da sua presença [Instituto Nacional de Aviação Civil]
A referida Circular de Informação Aeronáutica diz o seguinte sobre balizagem diurna dos cabos de uma linha aérea:
O conjunto de cabos de uma linha aérea, de energia ou de outra finalidade, será balizado por bolas de balizagem (baliza) com as seguintes cores, dimensões e distâncias:
a) Cada baliza deverá ser de uma só cor, branca, vermelha ou laranja, devendo ser escolhida a que apresente maior contrate com o meio ambiente.
b) Cada conjunto de balizas instalado ao longo de um cabo deverá ser:
b.1 De uma só cor, preferencialmente vermelha salvo se não for contrastante, quando apenas forem necessárias quatro ou menos balizas, ou,
b.2 De duas cores, quando forem necessárias cinco ou mais balizas. Neste caso, as balizas deverão ser alternadamente de duas cores a escolher entre a branca, a laranja e a vermelha.
As balizas são esferas de fibra de vidro ou resina de poliéster com cerca de 50 cm de diâmetro e 5 kg de peso [Galadriel].
Durante o ano de 2008 o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), recebeu quatro notificações de colisões de helicópteros com cabos eléctricos não balizados. Destas quatro colisões, duas verifcaram-se no decurso de operações de ataque a incêndios durante a fase de reabastecimento de água a partir de albufeiras localizadas em rios [Relatório Final N°19/INCID/2008].
Espero que com esta descrição detalhada da função destas bolas não haja mais ninguém a inventar uma qualquer função às ditas.

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