terça-feira, 27 de março de 2012

Transnacional e Reunidas encerram sua SIPAT com evento de bodas de prata das empresas.

As empresas de ônibus Transnacional e Reunidas (Unitrans) comemoraram, no último sábado (24), o encerramento de sua XX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que este ano trabalhou o tema ‘Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente’.


O evento, que celebrou o sucesso das atividades da SIPAT 2012 e os 25 anos de atividades da Transnacional, aconteceu na garagem das empresas, em Água Fria, e contou a apresentação do Engenheiro de Segurança do Trabalho, Valdolírio Soares, que proferiu uma palestra enaltecendo a capacidade dos diretores da Unitrans em formar um time repleto de líderes. Intitulada de ‘Um time de Águias’, a palestra trabalhou a autoestima dos funcionários, além da dinâmica das atividades de trabalho e ainda reforçou a necessidade do uso do equipamento de segurança.



Valdolírio Soares começou falando um pouco sobre o ritmo acelerado do dia a dia e a necessidade de hoje se utilizar os equipamentos de segurança. “Antes, os nossos antepassados, que eram artesãos, levavam uma vida num ritmo mais lento.

Depois, a cidade cresceu, o mundo se desenvolveu e entramos na era industrial. Passamos a produzir em série e com isso, surgiu o estresse, a falta de atenção e alguns acidentes de trabalho”, explicou o engenheiro, lembrando que, também por isso, surgiram os equipamentos de proteção. “Hoje temos uma equipe que está sempre lembrando os funcionários de usar os equipamentos de proteção”, frisou, pedindo cooperação dos funcionários. “Isso é para o bem-estar e segurança de vocês”, afirmou.



Para Laércio Silva, presidente da Associação Paraibana dos Técnicos de Segurança do Trabalho, as atividades das empresas contribuíram, ainda mais, para a promoção da segurança, não só entre os funcionários, mas também na cidade. “Durante toda a semana foram desenvolvidas atividades que envolveram desde a diretoria da empresa até o mais humilde empregado, além de diversas comunidades carentes da cidade. Isso traz muitos benefícios para o dia a dia na cidade e com certeza trará muita reflexão aos funcionários e aos usuários do sistema de transporte”, disse.



Também durante sua palestra, Valdolírio frisou que hoje o mundo está na Era da Informação e que as empresas agora estão à procura daquele funcionário talentoso. “O talento está na criatividade, na liderança, na capacidade de aprendizado, no respeito. Por isso também, vocês estão aqui”, observou, dizendo que a diretoria da Unitrans formou o que ele chama de ‘time de águias’, tendo em vista a qualidade e a liderança da equipe que atua nas empresas. “A águia é um animal solitário. Muito atento, com uma visão que vai além de seu tempo e muito esperto. Aqui, conseguimos juntar um time com essas características. Conseguimos sair do individualismo e ir para o coletivo”, disse o palestrante.

O professor do curso de Educação Física do Unipê, José Ricardo Assis Nunes, que também é presidente da CIPA na instituição, também participou do evento e disse que levará consigo muitas informações da Unitrans. “Achei importante participar dessa reunião e ver como eles são organizados”, afirmou ele.

Ao seu lado, o professor do curso técnico de Segurança do Trabalho da Unepi, Antônio Carlos, que também convidou seus alunos, declarou que o evento foi importante para unir a teoria à prática. “Aqui a gente vê a realidade e a prática das empresas e tenta unir tudo à nossa teoria vista em sala de aula. Assim temos uma visão geral das coisas”, disse ele, frisando que na Unitrans, a segurança do trabalho já é uma prática comum e bastante presente no dia a dia dos funcionários.

*Motivação através da dança *



Encerrada a palestra, o público, formado por funcionários e seus familiares, assistiu a uma apresentação de dança de uma equipe da Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Os dançarinos - uma com deficiência nos membros superiores e o outro cadeirante - emocionaram os presentes com um show de perseverança e atitude. Ao final do espetáculo, todos cantaram parabéns para a Unitrans, que completou 25 anos de existência. Na oportunidade, os diretores das empresas Transnacional e Reunidas, Alberto Pereira e Lorena Nascimento, agradeceram a presença do público e o ótimo trabalho da equipe na organização da SIPAT 2012.



“Quero agradecer a todos pela realização dessa nossa SIPAT comemorativa de 25 anos da Unitrans e de 60 anos do Grupo A. Cândido. Agradecemos também a presença de todos, e o compromisso daqueles que realizam esse ótimo trabalho junto à nossa comunidade”, disse Lorena Nascimento, passando a palavra para Alberto Pereira, que destacou o início das atividades da Transnacional e, mais uma vez, agradeceu a participação de todos na caminhada. “Essa é uma história de amor, mas também de pé no chão, dedicação e muito trabalho, onde todos os colaboradores que fizeram parte ou fazem tem uma parcela de contribuição para o nosso sucesso e crescimento”, finalizou Alberto.

Fonte do texto: PB Agora
Fotos e Video: Laercio Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...