terça-feira, 11 de setembro de 2012

Brasil fica em 3º lugar no número de acidentes de trabalho na construção civil


Por Fabrícia Oliveira

Revista Edificar

“De acordo com os dados dos acidentes de trabalho na indústria da construção, o Brasil fica em 3º lugar no número de acidentes de trabalho e 1º lugar em número de óbitos. Isso sendo 30% dos acidentes fatais analisados pelo Ministério Público do Trabalho”, explicaram os auditores fiscal do trabalho, Soraia Di Cavalcanti e Carlos Pontes durante a reunião do Comitê Permanente Regional da Paraíba (CPR-PB), que explanou sobre os resultados de fiscalização do Ministério do Trabalho no ano de 2011.

Ela falou sobre como se desenvolve as ações do Ministério, no que diz respeito às causas dos acidentes na construção civil que são por choques elétricos, quedas e soterramentos. “O que causa estes acidentes é o improviso, a falta de projeto e planejamento. Só será combatido com os projetos do empreendimento e projetos de segurança do trabalho. A inexistência dos projetos levam a obra a ser embargada. Quando encontramos situações de grave e iminente risco as obras tem que ser embargadas”, destacou a auditora.

Também durante a reunião foi apresentado aos participantes o vídeo da peça “A Construção – peça teatral”, elaborada pelo grupo Tenda que teve o roteiro construído com a participação do governo, empresários, trabalhadores e instituições técnicas e cientificas.

“O texto elaborado pelo CPR reflete muito bem o que é o Comitê e serve como uma forma de educar os setores da construção civil”, afirmou José Hélio, coordenador do Comitê.

Participaram da reunião ordinária, representantes do Sindicato dos Trabalhadores, Sindicato da Indústria da Construção, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e alunos tecnólogos em Segurança do Trabalho da UNEPI, CDF Master e também do Instituto Aprender Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...