sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CPR de Campina Grande


CPR de Campina Grande recomenda serviço de segurança coletivo na construção civil.

 

Por Eli Almeida

Campina Grande/PB

 

Uma iniciativa inovadora na área de prevenção de acidentes do trabalho no setor da construção civil brasileira promete reduzir os índices de lesões e mortes no segmento industrial: trata-se da implantação de serviços especializados em medicina e engenharia de segurança pelos sindicatos patronais, são os conhecidos setores do SESMT, compostos por especialistas em segurança no trabalho como engenheiro, médico e enfermeiro, além de profissionais técnicos de segurança e auxiliar de enfermagem.

A proposta foi apresenta aos representantes do sindicato das construtoras, durante reunião, na última quinta-feira, 20/09, deste ano, do CPR - Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção na cidade de Campina Grande, pela coordenação do Comitê no município paraibano.

O objetivo da composição do SESMT, sugerida pelo CPR, é que este serviço atenda construtoras que não sejam obrigadas a contratar profissionais de segurança e de medicina para seus quadros funcionais. Conforme orientação da Coordenação do CPR, as despesas com os serviços de segurança e medicina do trabalho seriam rateados entre as construtoras que aderissem aos serviços. “Está iniciativa contribuiria para diminuir os acidentes de trabalho no setor, uma vez que muitas empresas do ramo da construção civil, principalmente as pequenas, não dispõem de profissionais de segurança”, avaliou o coordenador.

Segundo os representantes do Sinduscon, a iniciativa proposta pelo CPR-CG é viável e poderá tornar realidade na cidade de Campina Grande. Os dirigentes sindicais prometeram levar à idéia a presidência do Sinduscon e voltar a tratar da implantação do SESMT na entidade na próxima reunião do Comitê.

Rafael Campos dos Santos
Técnico de Segurança no Trabalho
Instrutor em SST Info Genius
Instrutor em SST Senai-cepsl

Membro do CPR Campina Grande
Coparticipante do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...