segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Gestão do EPI na empresa: produção sustentável para todos


Por Eli Almeida
Campina Grande/PB

Uma gestão eficiente dos equipamentos de proteção individual é essencial para controle de lesões e de doenças originadas no ambiente de trabalho. Com isso, pode se garantir uma produção sustentável para as pessoas em seus postos de trabalho. Podemos definir que EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador para a proteção contra riscos que ameace a sua saúde e segurança no trabalho. Com relação à segurança das pessoas no trabalho, pode se afirmar que o EPI não é a única medida de controle para evitar lesões ou doenças ocupacionais.
Sendo assim, outras medidas de controle no local de trabalho devem ser implantadas no sentido de reduzir ou até eliminar riscos de acidentes e de doenças. Uma vez não conseguindo controlar as possibilidades de lesões, seja na fonte ou ainda na trajetória e no ambiente de trabalho, torna-se necessário fazer esta proteção nas pessoas com o uso de EPI adequado ao perigo em que elas estejam expostas.
Quanto ao uso do EPI na empresa, a NR - Norma Regulamentadora 06 define obrigações, tanto para o empregador, quanto para os trabalhadores. Para isso, a empresa é obrigada a fornecer ao empregado EPI adequado ao perigo existente em sua atividade, gratuitamente, em perfeito estado de conservação. O empregador deve orientar o empregado sobre o uso correto, treinar, exigir, fiscalizar seu uso, substituir quando for danificado ou extraviado. Já o trabalhador tem por obrigação usar, bem como responsabilizar por sua guarda e conservação, além de cumprir todas as determinações adotadas pelo empregador.
Para que o Equipamento de Proteção Individual seja comercializado e usado pelas pessoas no ambiente de trabalho, ele deve ter o registro do C.A - Certificado de Aprovação, emitido pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Na verdade, o EPI é necessário para controle dos perigos no trabalho. Portanto, sua adoção na empresa é de grande importância para proteção do trabalhador. 
Para todas as regiões do corpo humano existe a possibilidade de fazer um controle de acidentes por meio da utilização do EPI. Neste sentido, para cada parte do corpo humano, seguem as seguintes recomendações de segurança: proteções para cabeça e seus órgãos, dos membros superiores e inferiores e da região do tronco. Para uma utilização eficiente do Equipamento de Proteção Individual, a empresa deverá estabelecer um cronograma para substituição periódica, seguir recomendações técnicas para indicação dele, bem como promover atividades educacionais sobre o uso e conservação. O EPI deve proporcionar conforto para seus usuários, isto deve ser levado em consideração na sua aquisição, aliás, este conforto é fundamental para uma jornada de trabalho produtiva.


 Fonte:
 http://cpr-paraiba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...