sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Profissionais da medicina fazem a diferença na prevenção de acidentes



Por Lorrane Freitas

Nesta quinta-feira (4), é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho. A data homenageia todos os profissionais que trabalham e atuam na prevenção de acidentes e doenças laborais com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida aos trabalhadores. A escolha do dia 4 de outubro é uma homenagem ao nascimento de Bernardino Ramazzini, médico italiano que viveu no século XVII e foi considerado um pioneiro da medicina do trabalho. Ramazzini foi o autor de “As Doenças dos Trabalhadores”, primeira publicação sobre o tema.

Dados da SIT mostram que são realizadas, por dia, cerca de 540 fiscalizações de segurança e saúde no trabalho, mais de 130 mil auditorias por ano no Brasil. O coordenador-geral de Fiscalização e Projetos do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (DSST/MTE), Fernando Vasconcelos*, reconhece a importância da atuação dos profissionais da área. “A medicina do trabalho é uma especialidade desafiadora dentro da medicina, uma vez que o profissional atua permanentemente para proteger a saúde dos que constroem a riqueza do nosso país”, afirma.

Por meio da Secretária de Inspeção do Trabalho (SIT) e da DSST, o MTE realiza uma atividade específica de fiscalização para diminuição dos riscos nas atividades laborais. O índice de mortalidade por acidente de trabalho (relação entre o número de mortos por acidente para cada grupo de 100 mil trabalhadores), que era de 11,5 em 2003, caiu para 7,4 em 2010. Já o número absoluto de acidentes por ano passou de 756 mil em 2008; 733 mil em 2009; 701 mil em 2010, segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho.  Em 2010, conforme números da Previdência Social, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho; em 2009, foram 733.365 – uma  retração de 4,35%.

“Embora o Brasil tenha reduzido as taxas de incidência de acidentes e doenças do trabalho nas últimas décadas, estamos muito aquém do que é razoável para um país que quer ocupar um lugar de destaque no cenário mundial. Os médicos do trabalho, como componentes da equipe multidisciplinar que cuida da prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores, são profissionais imprescindíveis nesse esforço”, diz o coordenador.

*Antes de ser auditor-fiscal do trabalho, Fernando Vasconcelos atuou como médico do trabalho no setor público, empresas e em sindicatos dos trabalhadores.


mais

ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho

04 de outubro: Dia da Medicina do Trabalho

Nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, comemora-se o Dia da Medicina do Trabalho. A data é uma referência ao nascimento do médico italiano Bernardo Ramazzini (1633 -1714), considerado o precursor da especialidade. 

Em 1700, o então professor da Universidade de Pádua, na Itália, publicou a obra De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho, em português), na qual relacionava riscos associados a 52 ocupações. A pesquisa listava danos causados por agentes químicos, físicos, biológicos, entre outros.

Os critérios de classificação empírica elaborados por Ramazzini — que também se destacou por ser um dos primeiros a defender o uso do quinino para o tratamento da malária — serviram como base para a sistematização da Patologia do Trabalho, utilizada em diversos países. 

A Anamt, cuja sede patrimonial, inaugurada em 2008, leva o nome do italiano, felicita todos os profissionais que atuam diariamente na promoção da segurança e saúde dos trabalhadores no Brasil. 

Ao longo das últimas décadas, o nosso empenho foi recompensado na forma de implementação de políticas públicas e na ampliação dos debates sobre o tema. É, portanto, fundamental que continuemos lutando — não apenas para os trabalhadores expostos a condições desfavoráveis, mas para a sociedade como um todo.

Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...