terça-feira, 19 de março de 2024

Secretaria de Estado da Saúde de João Pessoa/PB alerta para o alto índice de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas

 Alta velocidade segue com um dos maiores agravantes na rotina do trânsito.

Escrito por Portal ONSV

Dados do boletim informativo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de João Pessoa, na Paraíba, sobre sinistros de trânsito em 2023, apontam que, dos 10.986 atendimentos motivados por ocorrência de trânsito na capital paraibana, 8.461 foram envolvendo motocicletas, representando 77% do total de ocorrências. A Observadora Certificada Abimadabe Vieira foi consultada pela reportagem do jornal Mais PB, na última sexta-feira (15), para explicar os motivos dessa alta de ocorrências entre motociclistas.

Conforme o levantamento, o número é expressivo e deve ser maior, já que contabiliza apenas os atendimentos recebidos pelo Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Ocorrências envolvendo motocicletas representam uma grave questão de saúde pública, com consequências muitas vezes irreparáveis para as vítimas e suas famílias.

A Observadora Certificada Abimadabe Veira explicou que a direção em alta velocidade segue com um dos maiores agravantes na rotina do trânsito. Tudo isso somado à pilotagem sem habilitação, às ultrapassagens perigosas e também à falta de uso devido dos acessórios de segurança, que acabam justificando o alto número de acidentes na capital.

Abimadabe também sugeriu que campanhas pedagógicas fossem feitas para melhor educar o uso massivo de motocicletas pelas vias da cidade.

“Se viesse uma campanha mostrando que nós temos um transporte coletivo digno, com um preço que cabe na mão, que cabe no bolso, desse jovem que está começando agora a vida, desse universitário, desse jovem que está começando a trabalhar, com certeza ele iria optar por andar no transporte coletivo em vez de estar se arriscando nas ruas”, comentou.

Na Paraíba, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito fizeram 851 vítimas fatais no último ano.

Foto: Divulgação/Secom-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...