sábado, 16 de março de 2024

Projeto Lei 559/24 para incorporar noções de segurança e saúde no trabalho nas escolas

Por Laercio Silva

TST Jornalista DRT 0003919 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 559/24 estabelece que o currículo da educação básica deverá incorporar noções de segurança e saúde no trabalho como tema transversal. O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

“Não se tratará de formação profunda, mas dos ensinamentos, sob perspectiva contextualizada, crítica e prática, do que a sociedade entende como aceitável ou desejável”, explicou o autor da proposta, deputado José Guimarães (PT-CE).

Segundo ele, 392,6 mil notificações de saúde relacionadas ao trabalho foram registradas em 2022. Do total, 72,7% referiram-se a acidentes graves – casos que resultaram em mortes ou mutilações ou envolveram menores de 18 anos.

TRAMITAÇÃO

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Há anos hasteou uma Bandeira de Luta movimento de proposta social para que as escolas da Paraíba adotem a inclusão do tema saúde e segurança do trabalho nos projetos pedagógicos na grade curricular, permitindo que crianças e adolescentes acessem e disseminem a cultura de prevenção desde cedo, na fase escolar, e assim conscientizar os futuros profissionais em relação à prevenção de acidentes no trabalho com conhecimentos básicos sobre questão tão importante.

Avanços nacional  

Tivemos avanços: Presenteado por Orlandino dos Santos, natural do Rio de Janeiro RJ Técnico de Segurança do Trabalho, idealizador do projeto CIPA nas Escolas, criada pela Lei Federal 12.645/2012, que institui o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.

Avanço na Paraíba

O primeiro projeto na Paraíba “Segurança do Trabalho na Minha Escola”, implantado pelo Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST), na cidade Queimadas PB, com apoio da Prefeitura Municipal e do auditor do Ministério do Trabalho, José Ribamar Rodrigues Gomes.

Projeto coordenado pela Técnica de Segurança do Trabalho  Meria Silva, com o objetivo de introduzir informação através do ABC da Prevenção, as crianças adolescentes e adultos que têm a oportunidade de obter conhecimento sobre essa temática implantando a conscientização e o conhecimento prevencionista à população sobre o tema, desde a infância até a fase adulta, modificando significativamente a cultura dos munícipes sobre o tema.

Atualmente o Projeto premiado “Segurança do Trabalho na Minha Escola” implantando baseado na Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 nos educandários da rede municipal de ensino da cidade de Esperança PB, coordenado pela Técnica de Segurança do Trabalho de Meria Silva, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município, trata-se de um projeto digno de todos os méritos e reconhecido pelo Ministério do Trabalho da Paraíba.


 Vídeo divulgação da premiação a nível nacional 

Prêmio Proteção Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...