segunda-feira, 18 de março de 2024

Profissões de risco

Por Laercio Silva  

Motoboy e motogirl.

É o/a profissional responsável pela realização de entregas e serviços de transporte. Por meio de sua atuação, o/a profissional garante uma entrega nos prazos estabelecidos de documentos, encomendas, alimentos, medicamentos e outros tipos de mercadorias, enfrenta trânsito caótico, falta de educação de motoristas ao não respeitar os motociclistas.  

Eletricista de corte de fornecimento de energia elétrica.

Trabalho desafiador de rotina, imprevisível sob sol ou chuva, riscos de acidentes elétricos, quedas, arcos elétrico, queimaduras, exposição a campos eletromagnéticos, explosões, falta de EPI e EPC, ataques de insetos, há postes infestados de abelhas ou marimbondos.

Esses profissionais além da exposição eminente aos riscos de acidente são constantemente ameaçados, racismos, sofrem agressões, constrangimentos, violência física, moral ou psicológica e são hostilizados na rua e condomínios. Agressões por arma em punho, faca na mão. Pessoal falando ‘se cortar minha luz não vai descer do poste’. Inúmeros conflitos com clientes obrigando-os a levarem a entrega ao seu apartamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...