quarta-feira, 27 de março de 2024

A Evolução da Segurança do Trabalho na Construção Civil dicas de prevenção e gestão

 

Por Laercio Silva

Jornalista DRT 0003919

Especialista em SST

A segurança do trabalho na construção civil é um tema que vem passando por significativas transformações ao longo do tempo, foram estabelecidos marcos regulatórios que modificaram o cenário da segurança no processo construtivo com implementações de normas mais rigorosas, específicas, criadas para orientar desde o uso de equipamentos de proteção individual até a gestão de riscos em canteiros de obras, atualmente o setor busca constantemente aprimorar as condições laborais.

Um olhar sobre o passado

Algum tempo atrás os métodos de gerenciamentos de segurança aplicados na construção civil eram limitados, expondo os trabalhadores (as) em risco constante. A falta de regulamentação e conscientização resultava em acidentes frequentes, a situação evidenciou a necessidade urgente de mudanças.

Classificação de riscos: ergonômicos, físicos, químicos, biológicos e acidentes na construção civil são muitos presentes e variados, eles podem ser causados por atividades como escavações, explosivos, demolições, trabalhos em altura, movimentação de cargas, espaço confinado, ataques de animais peçonhentos, pressão hiperbárica, exposição ao tráfego de veículos, trabalhos com máquinas e equipamentos, produtos químicos, operação de ferramentas de corte perfurantes, ruídos, poeira, choque elétrico, entre outros. Além disso, exposição à radiação solar que também pode ser prejudicial à saúde dos trabalhadores (as).

A atenção aos riscos é fundamental para garantir a segurança e o gerenciamento e a integridade física dos trabalhadores e a eficiência da gestão da segurança no trabalho, evitar a diminuição dos custos,  controle de absenteísmo no trabalho, queda nos processos trabalhistas, maior produtividade no trabalho.

O gerenciamento é uma das práticas mais importantes durante a concepção e a realização de uma obra. Primeiramente é essencial identificar quais são os perigos presentes no canteiro, quais são as atividades previstas, os materiais a serem utilizados, além das máquinas, ferramentas e equipamentos que serão necessários, verificação de situações imprevistas ou ocorrências adversas que podem ter impactos intensos sobre o planejamento e o orçamento de uma construção, caso contrário, em consequencia são possíveis que haja acidentes graves, que podem causar lesões permanentes ou até mesmo a morte, danos ao patrimônio e prejuízos financeiros significativos.

O planejamento plano de ação

Contratação de profissionais capacitados, com proficiência;

Apoio aos especialistas do SESMT;

Avaliação do clima organizacional;

Reforçar a necessidade da participação de todos;

Cumprimento das normas de segurança, seguir principalmente a NR 18 que estabelece diretrizes de administração, de planejamento e de organização, relacionada ao setor da construção civil;

Checklist;

Inventário de riscos;

Análise preliminar de risco;

O formato e topografia do terreno onde os materiais ficarão armazenados;

Avaliação e estudo do projeto, definição de um protocolo para detecção de anomalias;

Processos construtivos com novos equipamentos;

Fazer manutenção preditiva regularmente de máquinas e equipamentos;

Investimento em tecnologia softwares de gestão ou pelas adoções de tecnologias inovadoras;

Aquisição de EPIs e EPCs com nota fiscal  e devidamente certificado;

Certifique-se da utilização do uso correto de equipamentos (EPIs) pelos trabalhadores, proporcionando proteção adequada;

Vestimenta com proteção, óculos com filtro UV e protetor solar; 

Melhorar grau de instrução dos trabalhadores;

Formação e consciencialização, treinar e fiscalizar;

Capacitação e treinamento dos trabalhadores;

Organização dos canteiros de obra, gestão eficaz de resíduos;

Manter a organização do local de trabalho, ferramentas e equipamentos, bem conservados, ambiente limpo e arranjado;

Atualização programas de prevenção;

Sinalização de riscos ambientais;

Criar uma CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;

Definição de um protocolo de emergência;

Investir em equipamentos de combate a incêndio e adotar a brigada de emergência;

Sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA;

Área de vivência. Garantir condições adequadas para que possam descansar se alimentar e realizar outras atividades essenciais fora dos horários de trabalho;

Local de refeições, cozinha quando houver preparo de refeições, lavanderia, área de lazer, ambulatório quando se tratar de frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores;

Ginástica laboral.

Por fim criar uma cultura de segurança que é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa, para tanto, é importante que cumpram as determinações exigidas dentro de tais leis trabalhistas, com elaboração de política de saúde e segurança na empresa, organização para implementação das medidas de proteção, planejamento adequado para colocar as medidas em prática e realização de avaliações periódicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...