sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Acidentes domésticos ainda são muito comuns e podem deixar sequelas


Umuarama - O lar sempre foi sinônimo de segurança e conforto, mas de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% de todos os acidentes, com registro em hospital do Sistema Único de Saúde (SUS), aconteceram em ambientes domésticos. Comparado com os casos registrados na indústria, 3%, o número é assustador.

Segundo o tenente Willian Rodrigo Marques do 6º Subgrupamento Independente de Bombeiros de Umuarama, os números de ocorrências de acidentes em ambientes domésticos diminuíram se comparado há 10 anos. Porém, o bombeiro alerta que o perigo existe e pode estar bem próximo. “Na semana passada tivemos duas ocorrências de falta de manutenção em depuradores de ar. Nas duas, a pessoa estava cozinhando e o acumulo de gordura no aparelho e fiação serviu de combustível para um início de incêndio”, lembrou.

O tenente ressalta que a maior parte dos acidentes costumam acontecer por distração ou imprudência. “Para adiantar os afazeres, algumas pessoas fazem três coisas ao mesmo tempo e muitas dessas com objetos perigosos. Por isso, quando for usar o fogão ou um ferro de passar a atenção é muito importante. 

Dados revelam que 50% dos acidentes são com líquidos quentes e 33% com líquidos inflamáveis e os mais atingidos são crianças e idosos”, disse.

O militar faz mais um alerta na hora dos procedimentos de atendimento, pois há acidentados que proporcionam sequelas consequente de acolhimentos mal feitos, com gente bem intencionada que só queria ajudar. “Quando o acidente for grave ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, nunca tente socorrer a vítima. No caso de queimaduras, as tradições como passar manteiga, pasta de dente ou pó de café devem ser evitadas, pois as substâncias são difíceis de serem retiradas. O ideal é colocar o ferimento em água corrente”, informou.

Os registros do subgrupamento revelam que as crianças e os idosos são as maiores vítimas das armadilhas dentro de casa e no quintal. Para prevenir tais males Marques deu várias dicas, confira:

Micro-ondas:

Ferver água

Se aquecer a água por muito tempo, pode ocorrer um processo de superaquecimento. Como os alimentos são aquecidos de dentro para fora, a parte interior pode ultrapassar os 100°C necessários para a fervura, mas sem que haja a evaporação. Nesse ponto a introdução de uma simples colher provoca a mudança brusca para o estado de vapor, o que pode causar acidente. Nos micro-ondas que possuem pratos giratórios, a grande maioria deles, a vibração desse movimento é o suficiente para que a água não seja superaquecida.

Cozinhar ovo

A casca do ovo forma uma espécie de “panela de pressão”. Como o ovo não tem válvula de segurança a pressão faz com que ele estoure. Além do ovo, batata, berinjela e outros alimentos que possuam cascas ou peles devem ser furados para permitir que o vapor saia.

Depurador de ar

Não deixe a gordura permanecer no depurador de ar. O acúmulo da substância pode provocar incêndio. A troca dos filtros deve ser feita a cada quatro meses, no máximo. E a limpeza externa do painel e das teclas pode ser feita diariamente. Antes mesmo de se preocupar com a limpeza, as donas de casa precisam se certificar de que a instalação foi feita corretamente.

Panela de pressão

O maior problema na panela de pressão é o acumulo de alimento nas válvulas, por isso a limpeza de manutenção é importante. Evite encher demasiadamente a panela de pressão. Observe se durante o processo de cozimento a panela está liberando vapor normalmente. Não pressione a válvula de escape de pressão durante o cozimento.

Evite os fatores de risco:

• Escorregar ao andar sobre pisos molhados, úmidos ou encerados;
• Andar de meias ou usar chinelos e sapatos mal apertados;
• Móveis no meio do caminho;
• Escadas com degraus de tamanhos diferentes;
• Tapetes nos quartos, banheiro, corredores e outras divisões da casa;
• Pouca iluminação;
• Estar em pé em cima de um banco ou cadeira;
• Nos mais idosos, enfraquecimento dos ossos e dos músculos;
• Pavimento escorregadio;
• Calçado não apropriado.
• Soleiras das portas não niveladas com o chão.

No caso de bebês e crianças

• Afogamentos: Para bebês e crianças pequenas, até baldes, banheiras e vasos sanitários podem oferecer riscos. Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e adolescentes onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos.

• Brinquedos: Na escolha dos brinquedos, considere a idade e o nível de habilidade da criança, seguindo as recomendações do fabricante. Fique atento a brinquedos que podem oferecer risco de engasgamento (peças pequenas para bebê e as crianças menores), de estrangulamento (correntes, tiras e cordas) e de corte (pontas, bordas afiadas).

• Envenenamento/intoxicação: Remédios e produtos de limpeza e outros produtos químicos em locais inadequados podem ser ingeridos pelas crianças pequenas. Evite deixar em locais que possam alcançá-los.

• Queimaduras/ cortes: Não permita que bebês e crianças tenham acesso à cozinha. A maioria das queimaduras de bebês é causada por alimentos derramados na cozinha. Não deixe fósforos e isqueiros ao alcance de crianças. Não deixe crianças perto de uma pessoa passando roupa. As tomadas elétricas devem ser protegidas por tampas apropriadas. Não deixe facas e outros objetos cortantes ao alcance de crianças.

• Quedas: Cuidado com móveis, escadas e andadores para bebês. Para as crianças maiores, é preciso tomar cuidado com janelas, sacadas, escadas e lajes. Crianças menores de 6 anos não devem dormir em beliches. Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...