quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CONFETEST na pauta de discussões 2013


Por Eli Almeida

Campina Grande/PB

Única profissão brasileira, na área da engenharia de segurança no trabalho, reconhecida por Lei, os técnicos de segurança do trabalho do Brasil, esperam uma decisão política para aprovação do Conselho Federal da categoria. Para este ano, uma série de mobilizações deverá acontecer em todo país.  Assim como ocorreu em 2012, entidades sindicais prometem voltar às negociações junto aos parlamentares no Congresso Nacional e o governo para que se sensibilizem da necessidade da criação do CONFETEST.

Em um dos encontros com representantes sindicais, em Brasília, o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, prometeu fazer gestão política para aprovação do Conselho Federal dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Atualmente, os profissionais são subordinados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma vez que, têm seus registros emitidos pelas Unidades do MTE.

Outros profissionais atuam no segmento, como engenheiros de diversas áreas e tecnólogos, um com título de especialização e o outro com graduação superior em segurança no trabalho, respectivamente. Sendo que o tecnólogo, ainda não compõe o quadro organizacional do serviço de segurança, conforme Norma Regulamentadora número 4, mas está legalmente habilitado para atuar na área de segurança ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...