terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Eletrobras Piauí realiza ações para prevenção de acidentes em 2014

A Eletrobras Distribuição Piauí, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas, elaborou um cronograma de eventos de valorização da vida humana. O principal objetivo é criar uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho em 2014. Para isso, estão previstas inspeções a equipes de campo e palestras educativas para empregados do quadro próprio e colaboradores terceirizados que laboram diretamente em situações de risco. Os eventos iniciam na terça-feira (7), em cidades da regional Sul, e continuarão por todo o Estado no decorrer do ano.

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas, Carlos Eduardo Almeida, explica que os técnicos de segurança estarão percorrendo todas as regionais do Estado para inspecionar o devido cumprimento das normas e procedimentos de segurança, a utilização dos fardamentos antichama e demais Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, bem como Equipamentos de Proteção Coletiva - EPCs, além de ministrar seminários de conscientização da necessidade de priorizar a segurança no trabalho.

“Estamos em busca de uma mudança cultural com foco na segurança e, para tanto, seguiremos as diretrizes do Projeto de Valorização da Vida Humana, em que serão rediscutidos e padronizados todos os procedimentos adotados na área de Segurança do Trabalho nas empresas de distribuição da Eletrobras. O objetivo é conscientizar para reduzir a taxa de gravidade e de frequência de acidentes de trabalho, diminuir o índice de absenteísmo e elevar o bem-estar do empregado. Começaremos pelo trabalho educativo para, posteriormente, agirmos de forma ostensiva e corretiva”, detalha Eduardo Almeida.

Além disso, a empresa planeja realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho – SIPAT 2014, entre os dias 07 e 11 de abril, e lançar o 2° Torneio de Futsal Interdiretorias da Eletrobras Distribuição Piauí.

Treinamento em 2013
Entre 2012 e 2013, o Processo Local de Educação Corporativa da Eletrobras Distribuição Piauí treinou mais de 690 empregados nos cursos de NR-10 (Norma Regulamentadora para Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade) e SEP (Segurança no Sistema Elétrico de Potência). Para 2014, serão treinados todos os empregados que atuam nas áreas perigosas, com foco, também, na NR-35, que trata de Treinamento de Trabalho em Altura,  e nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s).

Acidentes em 2013
Em 2013, ocorreram dois óbitos de empregados próprios da Eletrobras Distribuição Piauí e três de terceirizados. “Desde 2006, não ocorriam casos fatais dentre os empregados próprios da concessionária”, lembra o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Edilson Uchôa.

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...