sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mulheres têm menos acidentes

As mulheres têm menos acidentes de trabalho, mas estão mais sujeitas a doenças profissionais.

"Os homens são mais vítimas de acidentes de trabalho, mas as mulheres têm pelo tipo de exposição a certos riscos, mais doenças profissionais. Os dados estatísticos nacionais e europeus mostram claramente esta diferença", adiantou à Lusa Marianne Lacomblez, professora daquela instituição e coordenadora do Seminário "Eles e Elas no emprego e no trabalho: questões de justiça e de saúde".

Em causa estão "lesões musculoesqueléticas" provocadas por "trabalhos repetitivos" e ainda "dificilmente reconhecidas pelas empresas", pelo que o objetivo do encontro na Faculdade de Psicologia é reunir profissionais de várias áreas em torno desta abordagem "pouco trabalhada e valorizada" da desigualdade de gênero, explicou a docente.

"O problema maior é que existe um estereótipo que diz que as mulheres têm trabalhos com menos arriscados. Não é verdade. Não são os mesmos riscos, mas também há riscos importantes no trabalho das mulheres. Isso vê-se também com as doenças", alertou Laurent Vogel, responsável pela investigação sobre temas de saúde laboral do Instituto Sindical Europeu (ETUI - European Trade Union Institute).

O representante do ETUI explica que, analisando as doenças das trabalhadoras, se encontram "muitas coisas relacionadas com o seu trabalho", nomeadamente "muitos transtornos musculoesqueléticos".

"Estamos a falar de dores ou patologias das articulações devido a movimentos repetitivos. É muito comum nas trabalhadoras", descreveu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...