quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vice presidente da UGT entrega ao Ministro do Trabalho relatório sobre as vítimas do chumbo na Bahia



Vice presidente da UGT entrega ao Ministro do Trabalho relatório sobre as vítimas do chumbo na Bahia.

O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), vice presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) entregou, nesta quarta-feira 28), ao ministro de Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o relatório final do Grupo de Trabalho (GT), instituído em 2013, na Câmara dos Deputados, com o objetivo de diagnosticar a grave situação de contaminação por chumbo no município de Santo Amaro da Purificação, no Estado da Bahia. O GT que estudou o caso – e cujo presidente foi deputado - apresentou um relatório detalhado sobre a devastação causada pela Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da francesa Peñarroya Oxide.  
Durante audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto de Lucena relatou o drama que a cidade do Recôncavo Baiano vive ainda hoje em seu solo, na sua água, na pele de sua gente e nos corpos frágeis e enfermos dos seus recém-nascidos. “As terríveis consequências de décadas de exploração irresponsável de minério pela Cobrac estão lá para quem quiser ver. E tudo isso com a negligência solidária das autoridades que deveriam fiscalizar as operações da empresa, mas nunca o fizeram”, frisou o deputado.
A herança deixada pela empresa francesa Peñarroya Oxide para o povo de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, se resume a quarenta anos de violações aos direitos humanos e trabalhistas, de agressão continua à saúde de toda uma população e de irreparáveis prejuízos ambientais.
A bióloga Nolita Cortizo, que já foi coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, também participou da reunião e fez a sua avaliação sobre o problema que já se arrasta há anos. Ela fez questão de dizer ao ministro Manoel Dias que a situação em que vivem os moradores de lá, até hoje, é de verdadeira calamidade. "Projetos para Santo Amaro existem muitos, mas nada foi feito por completa falta de vontade política para resolver o problema", garantiu.
Nolita Cortizo ainda lembrou que as vitimas não são somente os funcionários da Cobrac. "Como eles levavam o uniforme sujo para casa, acabaram contaminando as esposas e filhos", lamentou.
Além do relatório final do GT, o deputado federal Roberto de Çucena também entregou ao ministro Manoel Dias a Proposta de Fiscalização e Controle nº 149, de 2013 que, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM, fiscalizará os órgãos da administração direta e indireta da União responsáveis por atender a população atingida por contaminação por chumbo e outros metais pesados, por promover a recuperação ambiental das áreas degradadas, e por responsabilizar a empresas vinculadas à Sociedade Mineira e Metalúrgica de Peñarroya e suas sucessoras pelo passivo sócio ambiental deixado no Brasil.
O ministro Manoel Dias se comprometeu a analisar o relatório do GT do Chumbo e a tomar as providencias que forem de responsabilidade do Ministério.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...