quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mensagem do Presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Brasil

Nos últimos anos, especialmente em 2013, foi à base para mudanças de paradigmas na cultura prevencionista no Brasil. Lembrando que, predominantemente a Segurança e Saúde no Trabalho, é composta pelos trinômios: investimento, comprometimento e informação, interpretado e executada pelo governo, trabalhadores e empregadores. A complexidade da área requer ética, competência e dignidade. As fases requer prevenção,reparação e correção de rumos. A convergência depende da vontade social, vontade política e ações focadas como condições-base para dar respostas a esta gigantesca demanda.

Vamos aqui utilizar esta mensagem com este conceito, considerando que na promoção e gestão de SST somos os principais atores. Podemos afirmar que à Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - Decreto Presidencial Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011, visa promover ações e gestão prevencionista universalizada para os 108 milhões de trabalhadores do Brasil, incluindo servidores públicos e todas as demais modalidades de relação do trabalho - sabendo-se que, desses, 45 milhões trabalhadores celetistas atuais regidos pela CLT, protegidos pelas Normas Regulamentadoras em Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, apesar do generalizado desrespeito na sua aplicação pelas empresas e pouco empenho do Governo em fazer cumprir esta legislação.

Foi criada a Frente Parlamentar pela Segurança e Saúde do Trabalho, por iniciativa da FENATEST – Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, bem como a reestruturação desta Federação, a qual tem como função a união e fortalecimento dos sindicatos da categoria - que são os únicos e legítimos representantes em todos os estados, tendo como função primordial a promoção da cultura prevencionista, geração de emprego e trabalho digno para os Técnicos de segurança do Trabalho, estimulo a pratica do sentimento de classe e corporativo com autoestima, ética e responsabilidade social.

Afinal, nós, os técnicos de segurança do trabalho, devemos compreender que somos o maior “exército” de Prevencionista do Brasil, com 250 mil profissionais formados e 120 mil atuando, o que nos permite afirmar que a revolução esperada para promoção da prevenção de acidentes, doenças do trabalho e a promoção da cultura prevencionista acontecerá se assumirmos o protagonismo que nos cabe.

Historicamente é sabido que todas as grandes mudanças só acontecem por meio de mobilização e vontade social. Portanto, convido todos os colegas de profissão para transformar 2014 no ano da consolidação das esperadas mudanças de rumos na Segurança do Trabalho, forma proativa. Parabéns aos profissionais TSTs pela escolha da profissão, considerada a mais relevante na condição de preservar vidas, sendo carinhosamente chamado de “anjos da guarda oculto” dos trabalhadores (sejamos comprometidos).

"Quem sabe faz a hora não espera acontecer"
Geraldo Vandré.


Armando Henrique

Presidente - FENATEST - Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...