terça-feira, 15 de abril de 2014

SRTE/RJ promove seminário sobre Trabalho Decente

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ), em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), a Fundacentro e o Sistema FIRJAN, promoveram na última quinta-feira (10) o IV Seminário de Adequação à Agenda do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho. O evento ocorreu no Teatro Sesi, na cidade de Campos dos Goytacazes, e permitiu a continuidade dos debates iniciados na oficina promovida em janeiro deste ano, na sede da superintendência.
O seminário contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes dos empregados, dos empresários, dos sindicalistas e da sociedade civil da região Norte Fluminense. Na ocasião foram ministradas palestras sobre práticas referentes à saúde e segurança do trabalhador (SST) e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; mesas de debate com a participação do público e apresentação de cases sobre estudo de layouts e gestão no serviço público.
O superintendente Regional do Trabalho, Antônio Albuquerque, ressaltou a importância de promover atividades sobre o tema por todo o estado: “Com essa interação poderemos ouvir as sugestões de todos os presentes, além de esclarecer dúvidas sobre a legislação e melhores práticas dentro das empresas. Nós vivemos, hoje, um momento de consolidação de um novo patamar das relações políticas e sociais no Brasil. Através do diálogo sistemático, daremos suporte para que todos possam construir as melhores soluções para os problemas existentes na relação entre trabalhadores e empregadores”.
O chefe da Seção de Segurança do Trabalho (SEGUR), Narciso Guedes, destacou a questão do trabalho decente no setor da Indústria da Construção Civil, e lembrou que as empresas precisam estar mais atentas para dirimir os riscos no dia a dia: “Cada entidade precisa monitorar rotineiramente os procedimentos implantados nos locais onde os trabalhadores estão expostos. Atualmente, o Rio de Janeiro apresenta um imenso número canteiros de obras, como o do Parque Olímpico, do Porto do Rio, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), do Metrô, do Aeroporto Tom Jobim e da Transoeste. Esses grandes empreendimentos estão recebendo uma atenção especial do Ministério do Trabalho e Emprego, pois reúnem milhares de trabalhadores”.
A auditora Fiscal do Trabalho, Gisele Daflon, apontou a importância de avaliar o risco ergonômico, pois detém fatores que podem interferir, ao longo do tempo, nas características psicofislológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando a sua saúde. “Algumas questões, como levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade e postura inadequada afetam diretamente a produção e o bem-estar do empregado. Por isso, é fundamental que todos tenham a consciência de que isso não é um tema secundário”.
Dando seqüência ao ciclo de encontros, no dia 15 de maio será realizado um novo seminário na cidade de Aperibé e no dia 29 e 30 de maio em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...