sexta-feira, 25 de abril de 2014

Enfermagem e Medicina do Trabalho perdem representantes

São Paulo/SP - "Foi na Fundacentro que obtive meu maior desenvolvimento como enfermeira. Como enfermeira do Trabalho, a minha atuação na Fundacentro foi de grande valor, uma verdadeira escola para todo profissional de Saúde Ocupacional", relata Ruth* em seu site pessoal.

Foi também na Fundacentro que Ruth coordenou a área de Medicina do Trabalho, até ocupar em 1994, o cargo de diretora de Administração e Finanças. Militante da área de SST e líder dos enfermeiros do Trabalho, Ruth foi servidora da Fundacentro de 1982 a 1994.

Fundadora e presidenta da ANENT (Associação Nacional dos Enfermeiros do Trabalho), responsável pelas categorias de auxiliares de Enfermagem do Trabalho, técnicos de enfermagem do Trabalho e enfermeiros do Trabalho, ocupou também o cargo de presidente do COREN de 1996 a 2008.

O médico aposentado da instituição, José Tarcisio Buschinelli que trabalhou com Ruth no período em que foi chefe da coordenação de Medicina relata que aqui na Fundacentro ela era considerada uma grande gestora. "Ruth era brilhante e inteligente e tinha uma enorme habilidade em se relacionar com as pessoas", diz.

Luiz Carlos Morrone**, doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ocupou o cargo de superintendente (título utilizado na época) da Fundacentro nos anos de 1986 e 1987, além de ter trabalhado em instituições públicas e privadas.

Nesse período, uma das grandes atuações do professor na instituição foi disponibilizar os laudos técnicos que eram feitos junto ao sindicato dos trabalhadores e DRT, atual SRTE, disponibilizando as informações para o coletivo.

Morrone dirigiu também o setor de Higiene e Segurança do Trabalho da Secretaria das Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, durante o governo Montoro. "Sua gestão foi marcada pela aproximação com os trabalhadores, maior eficiência na fiscalização e de um dinamismo que só vimos naquele período nesse órgão, que nem sei se mais existe", destacou Ubiratan de Paula Santos, médico do INCOR, ao tomar conhecimento do falecimento do professor.

O ex-superintendente da Fundacentro apoiou também o Programa de Saúde dos Trabalhadores da Zona Norte, criado em 1985.

Sua última aparição na entidade foi em dezembro de 2013 quando o doutor Morrone participou como membro titular de banca de mestrado do aluno e médico do Trabalho, Davi Ribeiro dos Santos.

* Ruth Miranda de Camargo Leifert faleceu em 8/4/2014

** Luiz Carlos Morrone faleceu em 12/4/2014


Divulgação/Fundacentro
Fonte: Fundacentro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...