quinta-feira, 17 de abril de 2014

Primeiro Manual do Brasil auxilia profissionais na elaboração do PCMSO

Recém lançado pela instituição FUNDACENTRO, Manual foi elaborado com orientações didáticas. 

Por ACS/A.R.
Manual de orientação sobre controle médico ocupacional da exposição a substâncias químicas, recém lançado pela Fundacentro, e o único do Brasil, é uma obra considerada de grande importância aos profissionais que atuam na elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

De autoria do médico toxicologista e pesquisador da Fundacentro, José Tarcísio Penteado Buschinelli, que também é professor do Curso de Pós Graduação da entidade, a obra mostra como a má interpretação na dosagem das substâncias químicas pode ser desastrosa ao trabalhador. A má interpretação de indicadores biológicos pode levar trabalhadores saudáveis ao afastamento do trabalho e vice-versa.

Os profissionais devem fazer o controle médico recomendado pela NR-7, mas no entanto, não há critérios para medir a exposição dos trabalhadores. Para Tarcísio, este Manual vem em um momento oportuno para auxiliar os médicos da iniciativa privada e de instituições governamentais a não cometerem erros e conscientizá-los na elaboração desses indicadores. Tarcísio reforça ainda que é muito comum no Brasil se fazer dosagem de substâncias químicas sem que haja um indicador.

O médico ressalta que a elaboração do Manual não se deu somente pelo teor técnico, mas também pelo didático. Em cada capítulo abordado, há palavras de advertência como forma de chamar a atenção do leitor para melhor assimilação do assunto em questão.

Outro capítulo que merece atenção é o Apêndice. Nele, o autor reuniu em tabelas, os indicadores biológicos estabelecidos por instituições internacionais que mostram análises coletadas de urina e sangue divididos de acordo com o agente, indicador, coleta e índice de exposição biológica.

Idealizado tecnicamente por Tarcísio Buschinelli, o Manual contou com a participação de Eduardo Mello De Capitani, que contribuiu nos aspectos científicos da toxicologia, Marco Antônio Bussacos, na área de Estatística, Mário Parreiras de Faria, Médico e Auditor Fiscal do MTE na área de fiscalização do trabalho e Ricardo Luiz Lorenzi, na redação e compreensão do texto.

Curso sobre o tema acontece no dia 29 de abril
As inscrições para o primeiro curso sobre Monitoramento Biológico de Agentes Químicos poderão ser feitas a partir de hoje, 3 de abril. Paralelamente ao lançamento do Manual, o curso tem como objetivo fornecer informações e conhecimentos que auxiliem o médico do trabalho a elaborar e executar o monitoramento biológico da exposição ocupacional a agentes químicos dentro de um PCMSO.

Voltado para profissionais que comprovem experiência na área química, conforme programação e informações, o curso está sob coordenação técnica de Tarcísio, que ministrará o curso, e tem o apoio pedagógico de Cézar Akiyoshi Saito, Tecnologista do Serviço de Ações Educativas da Fundacentro.


Manual de Orientação sobre Controle Médico Ocupacional da Exposição a Substâncias Químicas.
Download
Arquivo: PDF
Tamanho: 2,28 MB

Manuais
Classificação: Publicação
Tipo de Publicação: Manual
Autor: José Tarcísio P. Buschinelli
Número de Páginas: 88
Ano:2014
Palavras-chave: Riscos Químicos; Substâncias Químicas; Limites Biológicos de Exposição
Resumo: Esta publicação faz uma apresentação dos fundamentos teóricos dos indicadores biológicos de exposição a agentes químicos nos ambientes de trabalho. A partir desta base teórica, apresenta as formas de utilizar corretamente estes indicadores para monitorar a saúde dos trabalhadores expostos. Traz também modelos de PCMSO voltados para controle médico de exposição a agentes químicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...