segunda-feira, 7 de abril de 2014

Albufeira assinala Dia Nacional de Prevenção e Segurança do Trabalho


O município de Albufeira-RS vai assinalar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança do Trabalho, celebrado a 28 de abril, com a realização de um seminário sobre a temática «Segurança e Saúde no Trabalho na utilização de Produtos Químicos».

Nesse dia, especialistas na área irão debater o tema, entre as 10:00 horas e as 13:00, no salão nobre dos paços do concelho, num evento promovido pela câmara local e pela Unidade Local de Faro da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

A ação surge no âmbito das celebrações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, promovido em todo o mundo pela Organização Internacional do Trabalho e que, este ano, versa sobre a prevenção dos riscos químicos.

Pretende-se que estas comemorações possam servir para uma maior consciencialização das entidades públicas, das organizações patronais, dos sindicatos e dos trabalhadores quanto à necessidade de promover políticas e incentivar comportamentos de segurança no trabalho, de modo a evitar os acidentes e as doenças profissionais.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, em cada ano ocorrem mundialmente cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças profissionais, que acarretam custos económicos superiores a 4% do PIB mundial, para além do sofrimento pessoal e familiar que está subjacente a esta realidade. O número de mortos ultrapassa os 2 milhões todos os anos.

Os oradores convidados vão abordar os temas «Utilização de produtos químicos, riscos e medidas preventivas», «Alterações ao Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho», «O desafio da SST na Administração Pública Local», encerrando o evento com uma sessão de debate.

Com esta iniciativa, o município e a ACT pretendem não só assinalar a data, mas sensibilizar os trabalhadores, as empresas e a população para a temática dos riscos na utilização de produtos químicos e para a importância na organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. A ficha de inscrição deverá ser enviada até ao próximo dia 24 de abril para o endereço eletrónico filipe.rosa@act.gov.pt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...