Primeiramente
é importante dizer que não existe uma competência que seja preponderante para
que um profissional seja bem sucedido no trabalho. Geralmente há uma
conjuntura. Nem sempre uma competência, isoladamente, faz diferença.
Assim, não há receita que funcione para todos, mas
de maneira geral, esses são aspectos altamente almejados e valorizados em
qualquer área de atuação pela grande maioria dos empregadores e vale muito a
pena investir no desenvolvimento e ou aprimoramento deles.
01. Ótima comunicação: bons comunicadores levam
vantagem. Seja na escrita, seja verbalmente, pois conseguem expor idéias e
tendem a ser persuasivos. Podem ser bons articuladores e negociadores. Quando
aliam a comunicação à capacidade de análise e síntese, traduzem conceitos de
maneira simples e objetiva. Aliada aos conhecimentos técnicos da área de
atuação essa competência é altamente valorizada pelo mercado.
02. Habilidade no relacionamento
interpessoal:
trabalhar em equipe é realidade, seja virtual ou fisicamente, local ou
globalmente. Assim, saber lidar com pessoas de diferentes culturas e valores,
manter atitude colaborativa com colegas e parceiros, respeitando as diferenças
também faz diferença. Desenvolver a escuta é importante para o desenvolvimento
de bons relacionamentos.
03. Domínio de idiomas: se pensarmos em ambientes
globalizados, essa é uma competência indispensável e altamente desejável. Sem
dúvida que o inglês ainda é o idioma de negócios internacionais, mas o espanhol
pode ser uma excelente opção pois somos o único pais da região que fala
português, portanto, se comunicar bem com nossos vizinhos pode abrir
importantes oportunidades de trabalho. Porém, vale ressaltar que, mais do que o
idioma é importante entender os aspectos culturais da língua.
04. Comprometimento: pessoas que se envolvem com os
projetos da empresa e não que apenas executem as tarefas são muito bem
avaliadas profissionalmente. São verdadeiros empreendedores nos negócios
em que atuam. Agem como se fossem os responsáveis pelos resultados da empresa.
05. Iniciativa e pró-atividade: não é só sair fazendo, mas é a
capacidade de propor idéias, alternativas e soluções adequadas e viáveis para
situações problemas no dia-a-dia das organizações. São valiosos aqueles que
antecipam soluções para possíveis problemas, contribuindo com a equipe, pares e
superiores.
06. Adaptabilidade e flexibilidade: essas são grandes vantagens
competitivas no cenário organizacional. Perceber as situações e adaptar-se a
elas com rapidez. Há autores que citam de profissionais camaleões. São cada vez
mais constantes os lançamentos de produtos, serviços, mudanças de rotinas e
procedimentos, entretanto para se adaptar não basta querer. Deve-se estar
atento ao contexto organizacional e fora dele, bem como atualizado tecnicamente
para que essas adaptações sejam eficazes e não causem transtornos nem para você
nem para a organização.
07. Rede de contatos: esse é um dos maiores
patrimônios de um profissional. Não basta ser bom é preciso que pessoas bem
relacionadas saibam disso. São essas pessoas que conhecem o seu trabalho, suas
qualidades e competências que te indicarão para novos projetos ou te convidarão
para fazer parte do seu time. Assim, construir uma boa rede de contatos e
relacionamentos pode fazer diferença para atingir seus objetivos.
08. Ética: nunca se falou tanto nessa
questão, porém, a construção da carreira ética, respeitado os valores comuns,
as pessoas, sejam parceiros, clientes internos externos e os envolvidos direta
ou indiretamente nos negócios que você desenvolve é e continuará sendo
valorizado.
09. Capacidade de análise e síntese: num mundo com tantas
informações disponíveis, ser capaz de perceber o cenário, fazer conexões entre
diversas áreas, identificar o essencial e sintetizar idéias, conceitos,
contexto de maneira simples e acessível é um grande diferencial.
10. Autoconhecimento: fator decisivo para a
autogestão profissional. Pessoas que buscam constantemente o autoconhecimento
identificam com mais facilidade seus pontos fortes e fracos e buscam
autodesenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional. Tendem a fazer
escolhas mais adequadas e significativas visando conciliar seus objetivos com
os da organização.
Apesar de apresentar as idéias de maneira bastante
objetiva, sei o quanto desenvolver essas competências leva tempo. Mas também
tudo isso não se faz de um dia para outro. Trata-se de um processo ou
projeto para a vida inteira.
Fontes; www.unepi.com.br
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