segunda-feira, 2 de julho de 2012

Construção Civil: Empresa certificada, comida qualificada

Selo Qualidade da Alimentação foi entregue pela primeira vez, nesta quinta-feira, 21 de junho, no Jardins Mangueiral.

 Cardápio aprovado pelo Selo Qualidade da Alimentação.

Oferecer aos empregados da Construção Civil melhores condições de alimentação. Com esse intuito, nesta quinta-feira, 21 de junho, foi entregue o primeiro Selo Qualidade da Alimentação, no Jardins Mangueiral. A iniciativa é uma parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) e o Serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF). A empresa SS Sabor & Saúde Refeições Coletivas, que recebeu a certificação, é a responsável por oferecer o café da manhã e o almoço aos mais de 1,5 mil operários da obra.

Segundo o presidente do Sinduscon-DF, Júlio Cesar Peres, este selo é a garantia de uma boa alimentação para os mais de 76 mil empregados da Construção Civil no Distrito Federal. “Descobrimos a importância de olhar com mais carinho para a alimentação do trabalhador da Construção Civil. A partir daí, surgiu a ideia do selo”, ressaltou Peres.

No decorrer dos anos, fica mais evidente a grande incidência de trabalhadores com Índice de Massa Corporal (ICM) e exames de colesterol, glicose e pressão arterial acima dos parâmetros de normalidade. A iniciativa do selo é um meio de reforçar a necessidade da reeducação, direcionada aos hábitos alimentares.

Para o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB), esse foi o primeiro passo para a expansão da iniciativa. “O que estamos implantando hoje será um exemplo para todo o Brasil. Vou apresentar um projeto na Câmara dos Deputados para que essa iniciativa vire lei”, acrescentou. Segundo Pitiman, a qualidade da comida é fundamental para se ter um ambiente de trabalho mais favorável.

O diretor de Construção da Jardins Mangueiral, Silvio Romero, destacou que uma das prioridades é zelar pelas condições de trabalho dos operários. “Esperamos que esse selo seja mais uma iniciativa para conseguirmos, cada vez mais, melhorar o dia a dia nos canteiros de obras”, disse.

Edgar Viana, presidente do STICMB, referiu-se ao selo como uma conquista para os trabalhadores. “Muitas vezes, o trabalhador levava marmita para os canteiros de obras. Hoje, na Convenção Coletiva de Trabalho, os empresários devem oferecer alimentação aos seus operários. Vamos expandir o selo para todos os canteiros de obras”, afirmou.

Uma comissão formada por membros das três entidades está visitando as empresas fornecedoras da alimentação, participantes do projeto. Tudo isso para aferir a qualidade da alimentação servida nos canteiros de obras do DF.

A visita é gratuita e é acompanhada por uma nutricionista, que verifica um conjunto de processos com objetivo de garantir a higiene e segurança alimentar. Também são analisadas a adequação do cardápio oferecido, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Programa da Alimentação do Trabalhador (PAT), da Norma Regulamentadora 18 (NR nº 18) e da Convenção Coletiva da categoria, além de avaliar a opinião dos trabalhadores, coletadas pelo projeto Seconci Itinerante.

O presidente do Seconci-DF, Izidio Santos Junior, garantiu que o selo será um sucesso. “É com muito orgulho que participamos desse lançamento. Com certeza, o selo será uma valiosa conquista, graças ao envolvimento de todos”, disse Izidio.

As empresas aprovadas vão receber a chancela Selo Qualidade da Alimentação. A renovação do selo deverá ser realizada anualmente, após uma auditoria técnica. Cada edição contará com o ano de vigência, garantindo a completa revisão de todos os processos envolvidos.

O presidente do Sinduscon-DF, Júlio Cesar Peres, abriu a cerimônia de entrega do primeiro Selo Qualidade da Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...