sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Esforço repetitivo


Artigo sobre Segurança do Trabalho com participação da 
professora Emília Pimenta

Muitas doenças podem ser ocasionadas no ambiente de trabalho. Uma grande ocorrência é devido ao esforço repetitivo, à adoção de postura inadequada e ao uso intensivo da força muscular. A Professora da União de Ensino e Pesquisa Integrada / UNEPI, Emília Fernandes Pimenta, também Enfermeira e Especialista em Enfermagem do Trabalho, juntamente com uma equipe de profissionais desenvolveu uma pesquisa que teve como objetivos verificar a prevalência de LERDORT em uma classe mais separada, especificamente nos cirurgiões dentistas que trabalham no Centro Odontológico de Cruz das Armas, além de visar a fazer levantamento dos fatores de risco percebidos durante a atividade desses profissionais.

Várias outras profissões, que normalmente trabalham sempre numa mesma posição, também são afetadas por esse tipo de problema, como os operadores de telemarketing, bancários, caixas, trabalhadores da construção civil, costureiras, motoristas de ônibus, digitadores, secretários. 

O que motivou fazer esse estudo no Centro Odontológico foi ter sido verificado uma necessidade, devido aos dentistas trabalharem por um período prolongado em uma área muito pequena, além de ter que dispensar uma concentração máxima, se movimentando pouco e fazendo exercícios concentrados apenas em uma região.

Alguns dados da pesquisa:

"Os profissionais que executam esse tipo de serviço apresentam elevada incidência de dores e desconforto, cujo quadro inflamatório está, na maioria das vezes, relacionado às técnicas incorretas e à falta de observância dos aspectos ergonômicos, além da jornada excessiva de trabalho. ''

''O total de 74% dos participantes declarou ter que mudar de posição, em alguns momentos, ao trabalhar, devido às dores na nuca, ombros e/ou braços. Isto ocorre principalmente durante o atendimento dos últimos pacientes do dia, e na realização de procedimentos longos que exigem muito ou constante esforço, como cirurgias, extrações e tratamento de 3º molares. ''

É muito importante o tratamento, porém a palavra mais coerente aqui é a prevenção, é evitar que um tipo de postura ou modo de se posicionar venha trazer danos futuros. Benefício tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Daí a importância do Técnico em segurança do trabalho que vai adotar medidas para diminuir a quantidade de acidentes trabalhistas e as doenças ocupacionais e que também visam a proteger a integridade e capacidade de trabalho do indivíduo. Para a empresa a prevenção acaba sendo vista mais como um investimento e não como prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...