domingo, 19 de agosto de 2012

Acidente com operário

O GLOBO

Rio

Polícia investiga acidente com operário que teve cabeça atravessada por vergalhão
Equipes da 10ª DP estão no local em busca de testemunhas; segundo o Crea, o equipamento que atingiu funcionário foi suspenso de forma improvisada

Por: Carolina Oliveira Castro

 
Lilian Regina da Silva visita o marido, o operário Eduardo Leite, no Hospital Miguel Couto, dois dias depois de o trabalhador ser atingido por um vergalhão em obra em BotafogoPablo Jacob / O Globo
RIO — A Polícia Civil instaurou uma investigação para apurar as responsabilidades pelo acidente ocorrido em obra em Botafogo, na Zona Sul, onde o operário Eduardo Leite, de 24 anos, teve a cabeça atravessada por um vergalhão na quarta-feira. De acordo com a delegada Andréa Nunes Menezes, da 10ª DP (Botafogo), uma perícia foi feita no local, o vergalhão foi apreendido e encaminhado aos peritos, e os responsáveis pela obra foram intimados para prestar depoimento. Além disso, a titular informou que, para saber sobre a regularização da obra, os órgãos responsáveis estão sendo notificados. Na tarde desta sexta-feira, equipes da 10ª DP estão no local, na Rua Muniz Barreto 798, para buscar testemunhas que possam ajudar nas investigações.


Saiba como foi a cirurgia
Operário sobrevive após ter cérebro atravessado por um vergalhão de 2m de comprimento


Em vistoria realizada nesta sexta-feira na construção, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) constatou que o processo de suspensão dos vergalhões não foi realizado corretamente, e sim de maneira improvisada. Além disso, segundo o Crea, não poderia haver ninguém embaixo do local onde os vergalhões estavam sendo suspensos.


— Verificamos que as medidas de segurança não foram tomadas. Agora vamos convocar a responsável pela segurança da obra, Kátia Emília Pinto, para dar esclarecimentos — afirmou o vice-presidente do Crea, Jaques Sherique.


De acordo com o Crea, Kátia também terá uma das Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) cancelada, uma vez que a profissional assumiu a responsabilidade técnica tanto pela obra quanto pela segurança, o que é vedado pela Câmara Especializada de Segurança do Trabalho.


A empresa PDG, responsável pela obra em Botafogo onde um operário teve a cabeça atravessada por um vergalhão, lamentou em nota o ocorrido. A empresa afirma que está "dando toda a assistência ao Sr. Eduardo Leite e à sua família". Ainda de acordo com a nota, o representante do Crea "foi prontamente recebido nesta manhã por engenheiros da obra":


"O operário trabalhava na amarração dos vergalhões no guincho de coluna (equipamento que iça e desce volumes) e utilizava todos os equipamentos de proteção individual. A empresa reitera que a suspensão dos vergalhões foi feita com os equipamentos adequados e a obra segue todos os padrões de segurança, contando com equipe de engenheiros de segurança".


A mulher do operário, visitou o marido pela primeira vez nesta sexta-feira. Ele está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul da cidade, desde quarta-feira, quando aconteceu o acidente. Emocionada, Lilian Regina da Silva, de 23 anos, disse que o marido estava bem e não parecia ter se machucado. Segundo ela, Eduardo não entrou em detalhes sobre o momento em que o vergalhão de dois metros atravessou sua cabeça nem sobre a obra.


— Ele apenas tentava me acalmar, dizendo que me amava, que estava bem e não sentia dor. Perguntou pelos meninos (os dois filhos, um de 4 anos e outro de 1 ano e 8 meses), pediu que mandasse um beijo pra eles e que dissesse que o pai os amava muito — contou Lilian.


Segundo nota divulgada no fim da tarde desta sexta-feira pela Secretaria municipal de Saúde, Eduardo Leite permanece estável. Ele está sendo medicado com antibióticos, para evitar infecções. De acordo com a mensagem, o paciente não deve deixar o CTI antes de domingo. O rapaz acordou bem, está falando e respirando sem a ajuda de aparelhos.


Antes, a mulher de Eduardo havia contado que a médica lhe disse que espera uma vaga na enfermaria para transferi-lo do CTI.


— Ela disse que ele só não recebeu alta porque precisa ficar em observação. Mas confirmou que ele está muito bem — explicou Lilian.


Momentos antes de encontrar Eduardo, Lilian disse que o marido está fazendo muita falta em casa, onde mora com dois filhos, para quem não contou o que aconteceu. Ao mais velho, Marcos Eduardo, que pergunta toda hora pelo pai, ela diz que o marido está no trabalho. A mãe de Eduardo está ajudando no cuidado dos netos.


— Chorei muito e pedi a Deus para ele ficar. Foi um milagre! Foi Deus que guardou ele para mim, se não ele nem tinha chegado vivo ao hospital — disse Lilian, antes de contar como soube do acidente. — O encarregado da obra me ligou, em casa, dizendo que ele tinha caído. Eu vim correndo para o hospital e, quando cheguei, a assistente social me disse que ele estava sendo operado. Eu não entendi nada. Depois que fui saber do vergalhão.


Eduardo foi atingido por um pedaço de ferro que despencou do quinto andar do prédio em que trabalhava. Com a queda, de uma altura de 15 metros, o vergalhão ganhou peso equivalente a 300 quilos ao atingi-lo. Após o acidente, os bombeiros cortaram uma parte do vergalhão ainda no local do acidente e levaram o ferido para o hospital, onde a vítima, para espanto de todos, chegou falando normalmente. Eduardo foi submetido a uma cirurgia de cinco horas e não apresenta nenhum tipo de sequela.


Segundo o diretor do Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger, o paciente, depois de tanto azar, deu sorte. Se o vergalhão tivesse caído três centímetros para o lado, teria atingido a parte do cérebro responsável pela parte motora:
— Por três centímetros, ele estaria sem mexer os braços e as pernas. Se fosse apenas mais um centímetro para a direita, ele teria perdido um olho.


A reportagem do GLOBO esteve no canteiro de obras em Botafogo nesta sexta-feira, mas nenhum funcionário foi autorizado a falar. A PDG, empresa responsável pela obra, ainda não se manifestou sobre a acusação do Crea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...