sábado, 11 de agosto de 2012

Campanha orienta sobre como evitar acidentes com energia elétrica


A Copel inicia nesta segunda-feira (13) mais uma campanha de prevenção de acidentes com energia elétrica. Ao longo de toda a semana, mais de 200 empregados da companhia levarão voluntariamente orientações sobre o assunto a moradores dos maiores municípios do Paraná. De acordo com a Copel, a maior parte dos acidentes com energia ocorre durante instalação de antenas de TV, na construção civil, ao soltar pipas e em decorrência de furto de energia.
Em 2011, 47 pessoas se acidentaram no Estado devido ao contato com fios da rede elétrica, resultando em 16 mortes. No Brasil, foram 856 acidentes no período, com 315 mortes.
A campanha integra a 7ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica e mobiliza 46 distribuidoras ligadas à Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A intenção é alcançar cerca de 160 milhões de pessoas em todo o País.
“Manter a rede elétrica em condições técnicas e de segurança adequadas é uma obrigação das concessionárias de energia, mas isso nem sempre é suficiente para evitar os acidentes”, explica o diretor de Distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nascimento Neto. “É preciso que a população esteja devidamente conscientizada e orientada sobre os riscos e perigos e como evitá-los”.
A concessionária estima atingir diretamente cerca de 250 mil pessoas em todo o Estado, a partir de palestras educativas em escolas e canteiros de obras, anúncios em rádio, distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.
TENDÊNCIA DE REDUÇÃO – Para o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, a repetição anual da campanha é importante para desenvolver na população uma atitude de prevenção dos riscos e reduzir o número de acidentes. “Os dados dos últimos onze anos mostram uma sustentada e significativa redução na gravidade e frequência dos acidentes no Brasil, decorrente não apenas da campanha de segurança, mas também das ações permanentes de orientação das distribuidoras”, afirma.
De acordo com a Abradee, a taxa de frequência, que expressa o número de acidentados no período de um ano, para cada milhão de habitantes, passou de 6,08 em 2001 para 4,44 em 2011 – redução média de 3,7% ao ano. Já a taxa de gravidade dos acidentes passou de 2.764 em 2001 para 1.797 em 2011, redução média no período de 4,3% ao ano.
Embora se verifique uma tendência de redução, o número de acidentes continua alto: em 2011 foram 856, sendo 315 fatais, 173 com lesões graves e 368 com lesões leves. A construção ou manutenção predial apresentou o maior número de acidentados em todos os últimos onze anos. Em 2011, ela respondeu por 32% dos acidentes, com 82 mortes, seguida da ligação elétrica clandestina, com 60 óbitos.
CONSCIENTIZAÇÃO – Na busca da universalização do fornecimento de energia elétrica no Brasil, as distribuidoras vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas.
Em 1966, apenas 40% da população brasileira (6 milhões de consumidores) era atendida pelas redes das concessionárias. Atualmente, em todo o país, são 2,9 milhões de quilômetros de rede de distribuição para atender 193 milhões de habitantes, com uma cobertura de 99% dos domicílios.
As distribuidoras, isoladamente, sempre buscaram orientar seus consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá-los. A partir de 1990, a Abradee e a Fundação Coge implementaram a coleta sistemática de dados de acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias.
Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados são positivos: pesquisas de satisfação do cliente feitas anualmente, em todo o país, mostram uma tendência de melhoria da satisfação dos consumidores com as orientações sobre os riscos da energia elétrica, prestados pelas concessionárias, com um aumento médio de 2,3% anuais nos últimos 12 anos.
O PERIGO DA ENERGIA ELÉTRICA – Conheça algumas dicas para evitar as principais causas de acidentes com energia elétrica:
Antena de TV: Para instalar ou consertar antenas, escolha um dia de tempo bom e um local longe dos fios da rede elétrica. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la.
Pipa: Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas, e jamais use fios metálicos ou cerol. Se ficar presa nos fios da rede elétrica, não tente soltá-la.
Construção ou Manutenção Predial: Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte um profissional capacitado.
Ligação clandestina: Quem faz ligação clandestina pode sofrer um grave acidente, além de colocar a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Se verificar algum tipo de ligação clandestina, ligue para a Copel no 0800 51 00116.
Máquinas e Equipamentos Agrícolas: Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. Nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

fonte: Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...