quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Homem morre e dois ficam feridos em acidente de trabalho na Paraíba


Vítimas trabalhavam em fábrica na cidade do Conde, no Litoral Sul.

"Falta instrução na segurança e na saúde do trabalho", diz engenheiro.

Do G1 PB

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente de trabalho na noite da quarta-feira (5) na cidade do Conde, no Litoral Sul da Paraíba. Os homens trabalhavam em uma construção de uma fábrica de pré-moldados quando algumas barras de ferro que estavam empilhadas atingiram os trabalhadores. Eles ficaram embaixo do material por horas.

Três homens foram atingidos e um deles morreu ainda no local. Os outros dois que faziam o serviço com ele ficaram feridos e um passou horas preso nas ferragens até ser resgatado por um equipe do Corpo de Bombeiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e o encaminhou para o Hospital de Trauma de João Pessoa.

Segundo os outros funcionários, o técnico de segurança do trabalho da empresa já havia sido alertado sobre os riscos do manuseio das vigas de ferro. O Corpo de Bombeiros vai elaborar um relatório sobre o acidente e encaminhar o documento à Polícia Civil para ajudar nas investigações e identificar se houve ou não culpados. A empresa não quis se pronunciar quanto ao caso.

De acordo com o anuário estatístico da Previdência Social, a construção civil é o setor em que mais ocorrem esses acidentes de trabalho com morte. Em 2010, o Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba registrou 635 ações trabalhistas envolvendo acidentes de trabalho. Em 2011, esse número subiu para 806.

O presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil, Edmilson Sousa, disse que esses casos aumentaram devido ao aumento da demanda do serviço e a contratação de trabalhadores sem instrução para suprir essa demanda. "Enquanto não for considerado o ser humano vão continuar acontecendo esses acidentes. Falta instrução no setor, há uma precariedade do conhecimento profissional e é preciso investir mais. O setor está travado com relação à segurança e à saúde do trabalho no estado", alegou.


2 comentários:

  1. "Segundo os outros funcionários, o técnico de segurança do trabalho da empresa já havia sido alertado sobre os riscos do manuseio das vigas de ferro". Será que o empregador já havia sido alertado pelo Téc de Seg do Trabalho e não tomou as devidas providências? Fica à pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se contentam em apenas publicar a notícia, já vão apontando culpados, nesse caso,o técnico. Cabe ao mesmo estar documentado que solicitou ao empregador medidas que evitassem o acidente.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...