quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CNBC propões mudanças radicais na profissão de Bombeiro Civil no Brasil


CNBC - Conselho Nacional dos Bombeiros Civis a frente da criação do Curso Técnico de Bombeiro Civil e do curso de Bacharel como Bombeiro Civil.

Além de assumir o GT de revisão da ABNT/NBR 14608 Bombeiro Civil Requisitos, a equipe Técnica do CNBC está revisando a Resolução CNBC 02/12 Norma Nacional para Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento de Bombeiros Civis, com nova grade e competências, revendo conceitos que elevarão a um patamar internacional a qualificação do Bombeiro Civil no Brasil, o CNBC luta para implantação dos cursos Técnico e Bacharel de Bombeiro Civil.

É importante lembrar que Bombeiro Civil é toda e qualquer pessoa que não seja um bombeiro militar ou bombeiro da polícia militar, e tenha formação e competências para exercer as atividades de Bombeiro em prevenção e resposta a emergências, independentemente de ser empregado em uma empresa privada ou seja funcionário público, ou público privado atendimento a municípios ou comunidades, seja ele remunerado por seu trabalho ou exercendo a profissão de forma voluntária. Entendemos todos como Bombeiros Civis, assim são pessoas que estão exercendo a profissão.

Assim todos serão beneficiados com os novos cursos.

Exemplo de outras profissões.

Tendo como exemplo as profissões de Técnico em Segurança no Trabalho e o Técnico em Enfermagem, onde o aluno se inscreve para cursar formação profissional Técnica de 3 semestres e ao final do segundo semestre recebe o certificado profissionalizante de Auxiliar, para ao final do terceiro semestre receber o certificado de Técnico, defendemos a mesma forma para o Bombeiro Civil.

Hoje temos os conceitos de Bombeiro Civil Básico, Líder e Mestre, postos de forma inadequada na Lei Federal 11.901/2009 e que já apresentamos ao legislativo projetos de emendas, são conceitos que não atendem de forma plena o exercício da profissão, o CNBC já difunde os conceitos internacional que é o Bombeiro Nível 1, 2 e 3:

Bombeiro Civil – Nível 1, o Auxiliar, que tem parte da formação para Técnico, equivalente ao Básico com formação de 1 semestre 450h. Exerce as atividades de profissão.

Bombeiro Civil – Nível 2, o Técnico, que tem formação Técnica de Bombeiro Civil, ou formação de Bombeiro Auxiliar e mais formação Técnica em área relacionada ao exercício da profissão aceita até que seja implantado e disponível o curso Técnico de Bombeiro Civil. Formação em 3 semestres, Exerce as atividades de Líder de equipe de trabalho.

Bombeiro Civil – Nível 3, o Bacharel, graduado com formação superior como Bacharel Bombeiro Civil, ou formação de Bombeiro Auxiliar e mais formação superior em área relacionada ao exercício da profissão aceito até a implantação e disponibilidade do curso Bacharel de Bombeiro Civil. Formação em 6 semestres, Exerce as atividades de Gestor do serviço de Bombeiros de uma entidade ou município.

Esse é o padrão internacional e faz parte da Campanha para desenvolvimento da profissão equiparar a formação em grade e conteúdo ao que é praticado nos melhores países e referencia em serviços de Bombeiros em todo Mundo.

Enquanto não estão disponíveis os cursos Técnico e Bacharel de Bombeiro Civil, ainda para esse primeiro semestre será implantada a nova Norma Nacional sobre Formação, Qualificação e aperfeiçoamento profissional, que substitui os preceitos já muito ultrapassados da norma usada atualmente.

Na nova Norma, a formação passa para um semestre letivo (cerca de 420h) já alinhando a grade para o curso técnico por vir, garantindo a sociedade uma melhor formação profissional e trazendo ao profissional uma maior valorização e reconhecimento.

O CNBC continua promovendo reuniões com as principais lideranças e educadores em todo Brasil para definição do texto base do projetos que será apresentando ao Ministério da Educação e Cultura MEC, visando a inclusão dos Cursos Técnico e Bacharel de Bombeiro Civil já na próxima edição do Catalogo Nacional de Cursos publicado pelo MEC.

Você pode participar, com sugestões sobre o trabalho realizado que ainda passará por consulta pública em fevereiro de 2013, envie sua sugestão ou solicite sua participação voluntária no grupo de trabalho através dos contatos, clique aqui.

16 comentários:

  1. Esse conselho é a maior piada e sacanagem que eu já vi.

    Conselho de fachada para as falcatruas do Ivan Campos.

    Ivan Campos nunca atuou de verdade como Bombeiro Civil! Não tem formação nenhuma na área e se acha capaz de legislar, coordenar, ou coisa assim? Não tem conhecimento legal, nem técnico e muito menos operacional na área. Um charlatão e muito cara-de-pau!

    Se diz um profissional renomado na área (inclusive se auto-intitula "Professor"), mas apenas cria sites, publica um monte de besteiras, vende seu produto e tenta arrecadar dinheiro para pagar suas dívidas. Tem nome sujo no mercado e problemas com muitos órgãos e instituições.

    Peçam para que esse presidente mostre a carteira profissional, seus dimplomas, seu conhecimento técnico e jurídico e verão que é verdade o que digo.

    A todos os Bombeiros Civis, cuidado com esses enganadores. Dediquem-se a sua profissão, estudem e sejam profissionais cada vez melhores no cumprimento do dever e fujam do Ivan Campos!

    Pensem bem, se querem um conselho que seja feito e presidenciado por profissionais.Precisamos de pessoas sérias encabeçando movimentos para melhoria da profissão.

    Pensem, verifiquem e repassem a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOMBEIRO CIVIL COM MUITO ORGULHO!
      Adriano Silva

      Piada mesmo é um anônimo covarde jogar pedra em alguém que vem dando tudo de si pela profissão de Bombeiro Civil no Brasil,provavelmente seu incômodo seja pelo trabalho bem feito que o Professor Ivan Campos e sua Diretoria vem fazendo em 18 estados brasileiros.Para que seu incômodo fique ainda maior saiba que o que o CONSELHO NACIONAL DE BOMBEIRO CIVIL está cada vez mais aceito em todo Brasil,é lógico que quem é contra o desenvolvimento da profissão assim como vc que se esconde no anonimato é contra,isso já era esperado pois ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto e saiba que é a minoria pois temos no Brasil excelentes profissionais comprometidos com a profissão e apoiando 100% o CNBC-Brasil.Caso também não saiba todo trabalho do Conselho é documentado e exposto para milhares de pessoas.Se tem alguém aqui que não merece confiança certamente é você que é apenas mais um tentando induzir pessoas a acreditarem na sua farsa,mas está perdendo seu tempo pois os Bombeiros Civis do Brasil estão vacinados contra lobos em pele de ovelha e sabem bem quem são essas nobres pessoas que lutam por um Pais melhor.Em vez de ficar difamando pessoas porque não tenta só por um momento ser uma pessoa digna?

      Excluir
  2. DEVERIA SE MOSTRAR,SE SUA ACUSAÇÃO FOSSE VERDADEIRA NÃO SE ESCONDERIA,CUIDADO INJÚRIA E DIFAMAÇÃO É CRIME!
    AH POR ISSO QUE NÃO SE IDENTIFICOU NÉ?
    ANA PAULA

    ResponderExcluir
  3. Diego Souza

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já foi o tempo que havia Bombeiro Civil mal informado,se estamos com o CNBC é porque temos informações,vai trabalhar e cuidar da sua vida em vez de ficar falando mal de quem trabalha!Inveja e preguiça mata!

    ResponderExcluir
  4. Tem algo que eu gosto de pensar, "que pela marca da garra se sabe o tamanho do leão", e estamos deixando nossa marca e bem grande, e por isso tem qeum se incomoda e faz ese tipo de campanha...
    Muito obrigado ao Prof Laercio por ajudar a divulgar nosso trabalho e aos que nos apoiam.
    Att Ivan Campos
    Bombeiro Civil
    CNBC 010001
    cnbc.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senhor meu none e alex silva so de uma cidade do rio de janeiro chamada sao jose do vale do rio preto sou seu fan esto lutando para inplanta em minha cidade os bombeiros civil porque nao temos os bombeiros militares com uma cidade de 22 mil abitante esto querendo faser parte da CNBC E me forma como bombeiro civil seria uma onrra representa a CNBC aqui se puder manda uma mençagen pelo meu zap o numero e 21 993691609 aguardo imfomaçoes suas como posso me forma obrigada

      Excluir
  5. Concordo com o Sr. Ivan Campos, sei do seu empenho em fortalecer a profissão, porém claro tem tem alguns pontos que eu não concordo mais isso chama-se democracia não haverá concordança nacional únanime mais o conselho sendo fortalecido através de uma lei federal que reconheça o CNBC é outra coisa até então não há, no que eu digo que tem pontos que não concordo é uma bem simples, nosso CBO do MTE diz que Bombeiro Civil é agente de investigação de incêndio que pode inclusive promover ações socias, formar brigada de incêndio etre mil e uma situações que está descritas no site do MTE que inclusive foi essas mesmas atribuições cclassificado por um orgão ministerial que levou a presidenta Dilma a vetar aquele projeto dele que mudaria a nomenclatura da profissão, o fato que não concordo é o CNBC dizer que bombeiro civil não pode ministrar aula salvo se o mesmo for detentor de curso técnico em segurança do trabalho e/ou enfermagem e afins... Ora conheço muitos bombeiros civis que somente possuem nível médio que sabem muito de matérias como: Primeiros Socorros, Prevenção Contra Incêndio, Emergencias Clinicas, destre outra matérias isso sim não concordo pois se um shopping me contrata como bombeiro, porque não poderia eu sendo bombeiro dessa edificação ministrar algum curso de formação de brigadistas e um engenheiro ou técnico assinar o certificado validando com um CREA e eu bombeiro assinar como instrutor das matérias descritas ao qual até para emitor certificado existem regras descritas num dos itens da norma da ABNT NBR 14.608 então parabenizo o CNBC pela guerra travada contra os maus profissionais contra os falsos bombeiros, contra políticos e oficiais contrarios a nossa profissão ao qual em outros países são queridos os bombeiros civis, mais não concordo com esse ponto acima citado existem outros, creio que o Sr. Ivan deveria tentar organizar grupos de discução promovida pelo CNBC em diversos municipios dos estados da federação e desse grupo tirar as melhoras ideias os melhores pontos de vistas que não choque com o que preconiza o nossa CBO até porque qualquer mudança poderá ajudar como poderá atrapalhar, transformar o curso de bombeiros em curso técnico no meu ponto de vista fará uma confusão muito grande com relação aqueles que sonham em ser bombeiro nunca tiveram oportunidade mais só se realizam nas escolas que cobram no máximo 1.000,00 reais por este curso para realizar sonhos e salvar vidas, hoje eu sou vice presidente do conselho regional na bahia que está em tramitação documental tenho muitas ideias que sei que haverá resistencia e outras que sei que passará tranquilamente mais teremos problema como o CNBC está tendo agora com criticas mais o que eu digo ao Sr. Ivan é que o CREA, COREN e outros devem ter tido problemas piores então isso é bom que testará seus conhecimentos e lhe dará mais força mais peço que antes de tentar mudar algo ao menos procure outros como conselhos regionais que podem ajudar e sermos ajudados por vocês!

    Obrigado
    Nerivaldo Filho

    ResponderExcluir
  6. Respeito a atitude de resposta do professor Ivan Campos, mas esse anonimo nem merece resposta!

    ResponderExcluir
  7. todos deviam ter os pensamentos e a atitudes do professor Ivan Campos, precisamos de pessoas determinadas assim aqui em nossa cidade Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois tem, se vc deseja se tornar uma bombeiro(a)civil procure uma escola em campos que possua credenciamento junto ao CNBC.ORG

      Excluir
  8. o que precisamos fazer para ter uma entidade como essa para poder qualificar pessoas e abrir mais um campo de trabalho aqui na minha cidade, Campos dos Goytacazes , estado do Rio de Janeiro?????

    ResponderExcluir
  9. É obrigatorio o aluno q ta se formando no nivel 1ter q ir a um acampamento na sexta e voltar num domingo pra conclusão do curço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior não é ir na sexta e voltar no domingo!
      Pior é escrever CURSO com "Ç" !

      Excluir
  10. Levo em consideração às palavras do anônimo, pois pelo visto ele conhece a pessoa que se refere. Trabalhei com esta mesma pessoa em área hospitalar, na qual diz que possui experiência em diversos setores hospitalares, fato que me estranha muito pois possui o mínimo de embasamento teórico e muito menos prático de Enfermagem. Muito me admira as pessoas que o defendem, mas fica mais uma vez o alerta para uma pessoa que se diz altamente gabaritada porém despreparada em todos os sentidos. Conheçam a pessoa antes

    ResponderExcluir
  11. A casa caiu para o Ivan Campos e o CNBC...

    http://bombeirocivilrn.com/noticias/denuncia-da-febrabom-sobre-a-inconstitucionalidade-do-pl-32772015-de-porto-velho/

    ResponderExcluir
  12. Sou técnico em segurança do trabalho acabei meu superior em administração hospitalar posso ser bombeiro civil mestre

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...