Luis Ricardo Bérgamo
Alojamentos metálicos são estruturas temporárias montadas no canteiro de obras para servir como dormitório e banheiro para os operários. É possível encontrar alojamentos montáveis, ou seja, peças pré-fabricadas que são encomendadas de acordo com as especificações dadas pela construtora, ou usar contêineres, que chegam ao canteiro prontos para utilização.
O alojamento permite montagem e desmontagem rápidas. Além disso, segundo Elvio Luiz Lorieri, diretor de canteiro de obras da Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis (Alec), "o alojamento metálico, não propaga fogo e pode ser reaproveitado diversas vezes".
Especificação
Os alojamentos metálicos podem ser agrupados em módulos para formar estruturas com até três andares. O comprimento dos contêineres pode variar de 1 m a 6 m, enquanto a largura tem como limitante a dimensão do caminhão de transporte, e fica entre 2,30 m e 2,40 m. O pé-direito não pode ser inferior a 2,40 m, segundo a Norma Regulamentadora no 18 (NR-18).
Os dormitórios podem conter camas duplas do tipo beliche, mas a altura livre entre as camas tem de obedecer ao mínimo de 0,90 m. O alojamento deve possuir pelo menos duas aberturas para ventilação natural, cujas dimensões somadas devem ser equivalentes a 15% da área do piso. Algumas versões têm ar-condicionado e oferecem isolamento térmico e acústico, mas esses são itens adicionais, não exigidos pela NR-18.
A construtora deve ficar especialmente atenta ao alugar ou comprar alojamentos feitos a partir da adaptação de contêineres que já foram usados para o transporte de cargas. Nesse caso, a empresa deve manter disponível no canteiro o laudo técnico atestando a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos aos usuários. Esse documento deve ser produzido por profissional legalmente habilitado e deve conter a identificação da empresa responsável pela adaptação do contêiner.
|
|
|
Fornecedores e cotação de preços
O mercado oferece diversas opções de compra e de aluguel de alojamentos. Antes de tomar essa decisão, a construtora deve levar em conta fatores como o tempo de duração da obra e a perspectiva de reutilização em futuras empreitadas. Vale lembrar que o alojamento dos trabalhadores é um dos primeiros itens a serem colocados no canteiro e o último a ser retirado.
Para Danilo Assant, gerente de obras da Living Construtora, "o custo e a mobilidade dos alojamentos metálicos favorecem a opção do aluguel". A grande maioria das construtoras prefere essa opção, porque assim não é preciso imobilizar capital e, ao final da obra, devolve-se o alojamento, desonerando a construtora da manutenção e estocagem do equipamento.
Na escolha de fornecedores, Elvio Lorieri recomenda selecionar empresas que ofereçam atendimento pós-venda e equipe de manutenção.
Logística
O terreno que irá receber o alojamento deve estar aplainado quando da chegada do equipamento ao canteiro. Se o alojamento já chegar montado, como no caso dos contêineres, deve ser descarregado na posição em que ficará até o final da obra.
Já nos casos em que as peças vêm desmontadas, o descarregamento pode ser feito manualmente, tomando-se sempre o cuidando de não danificar as partes.
No caso dos montáveis, a espessura das paredes determinará a carga que poderão receber. Por isso, ao montar o alojamento, deve-se verificar com o fornecedor os cuidados para fixação de prateleiras e instalações elétricas.
Cuidados gerais
Feitos normalmente de aço zincado, os alojamentos são projetados para resistir às intempéries sem oxidar. Ainda assim, a limpeza da parte interna deve ser especialmente cuidadosa em cantos e junções de peças, pois a areia e a terra acumuladas podem favorecer o acúmulo de umidade, acelerando a corrosão.
Luis Ricardo Bérgamo
Nenhum comentário:
Postar um comentário