Bravante entregou, nesta quarta, o OSRV (Oil Spill Recovery Vessels), Mar Limpo III.
A Bravante entregou nesta quarta-feira (28), no Centro Cultural da Marinha, Rio de Janeiro, a segunda embarcação totalmente dedicada para combate a derramamentos de óleo no mar produzida no Brasil. O projeto que tem a parceria da Rolls Royce foi construída no Estaleiro São Miguel (RJ) e somou investimentos da ordem de R$ 71 milhões, com mais de 70% de conteúdo local. O Mar Limpo III faz parte da frota de navios que serão finalizadas pela companhia até 2014 (Mar Limpo IV,V,VI e VII), o que dará qualidade, agilidade e segurança às operações de vazamentos, seja nas áreas do pós ou Pré-Sal. O navio será operado diretamente pela equipe da própria Bravante.
O Mar Limpo III reúne o estado da arte em equipamentos para atuação em vazamentos no oceano, como radares capazes de detectar derramamentos de óleo em um raio de 2km, mostrando inclusive a espessura da mancha, e um sistema de posicionamento dinâmico que dá inteligência às ações no mar. O navio foi o primeiro Oil Spill Recovery Vessels (OSRV) produzido no país, sendo o único projetado exclusivamente para esta função. A embarcação conta com um skimmer que tem capacidade de drenar 250 mil litros de resíduos por hora, além de tanques para o armazenamento de até 750 mil litros de material coletado – a embarcação drena o equivalente a 250 caixas d’água de 1.000 litros cada por hora. Outra ferramenta importante é o workboat à bordo, que permite se aproximar da mancha de óleo e cercá-la com rapidez, impedindo que o derramamento se expanda – um investimento de cerca de R$ 2,4 milhões. Outra importante ferramenta são os firefights, com alcance para extinguir focos de incêndio em líquidos inflamáveis. A construção do navio levou 22 meses, e atende a todos os padrões internacionais de qualidade, economia, conforto e sustentabilidade – todos os resíduos produzidos durante a operação são tradados. Com uma tripulação de 12 pessoas, o Mar Limpo III conta combackup dos principais equipamentos, o que garante ainda mais segurança às operações.
Para Renato Nascimento, da Bravante, o Mar Limpo III é um marco da capacidade da indústria naval do Brasil. Entregar um equipamento de acordo com todas as certificações internacionais e com o que há de mais atual em tecnologia, respeitando ainda as exigências de conteúdo local, é mostrar que o país está apto aos gigantescos desafios que estão por vir. “O Estaleiro São Miguel está orgulhoso de ter finalizado mais um projeto da série Mar Limpo dentro dos prazos e dos orçamentos. Entregar um navio com tanta complexidade, e com recursos inéditos no país, é a prova de que estamos preparados tanto tecnologicamente como profissionalmente para dar conta das demandas que cada vez serão mais intensas na crescente indústria do Petróleo e Gás”. O executivo destaca que este OSRV está sendo entregue com menos dois meses de tempo na produção, e que este período deverá ser o mesmo gasto para construir os demais navios que começarão a renovar a frota nacional. Para a construção do navio, o Grupo Bravante gerou, entre empregos diretos e indiretos, 3 mil postos de trabalho.
A Bravante entregou nesta quarta-feira (28), no Centro Cultural da Marinha, Rio de Janeiro, a segunda embarcação totalmente dedicada para combate a derramamentos de óleo no mar produzida no Brasil. O projeto que tem a parceria da Rolls Royce foi construída no Estaleiro São Miguel (RJ) e somou investimentos da ordem de R$ 71 milhões, com mais de 70% de conteúdo local. O Mar Limpo III faz parte da frota de navios que serão finalizadas pela companhia até 2014 (Mar Limpo IV,V,VI e VII), o que dará qualidade, agilidade e segurança às operações de vazamentos, seja nas áreas do pós ou Pré-Sal. O navio será operado diretamente pela equipe da própria Bravante.
O Mar Limpo III reúne o estado da arte em equipamentos para atuação em vazamentos no oceano, como radares capazes de detectar derramamentos de óleo em um raio de 2km, mostrando inclusive a espessura da mancha, e um sistema de posicionamento dinâmico que dá inteligência às ações no mar. O navio foi o primeiro Oil Spill Recovery Vessels (OSRV) produzido no país, sendo o único projetado exclusivamente para esta função. A embarcação conta com um skimmer que tem capacidade de drenar 250 mil litros de resíduos por hora, além de tanques para o armazenamento de até 750 mil litros de material coletado – a embarcação drena o equivalente a 250 caixas d’água de 1.000 litros cada por hora. Outra ferramenta importante é o workboat à bordo, que permite se aproximar da mancha de óleo e cercá-la com rapidez, impedindo que o derramamento se expanda – um investimento de cerca de R$ 2,4 milhões. Outra importante ferramenta são os firefights, com alcance para extinguir focos de incêndio em líquidos inflamáveis. A construção do navio levou 22 meses, e atende a todos os padrões internacionais de qualidade, economia, conforto e sustentabilidade – todos os resíduos produzidos durante a operação são tradados. Com uma tripulação de 12 pessoas, o Mar Limpo III conta combackup dos principais equipamentos, o que garante ainda mais segurança às operações.
Para Renato Nascimento, da Bravante, o Mar Limpo III é um marco da capacidade da indústria naval do Brasil. Entregar um equipamento de acordo com todas as certificações internacionais e com o que há de mais atual em tecnologia, respeitando ainda as exigências de conteúdo local, é mostrar que o país está apto aos gigantescos desafios que estão por vir. “O Estaleiro São Miguel está orgulhoso de ter finalizado mais um projeto da série Mar Limpo dentro dos prazos e dos orçamentos. Entregar um navio com tanta complexidade, e com recursos inéditos no país, é a prova de que estamos preparados tanto tecnologicamente como profissionalmente para dar conta das demandas que cada vez serão mais intensas na crescente indústria do Petróleo e Gás”. O executivo destaca que este OSRV está sendo entregue com menos dois meses de tempo na produção, e que este período deverá ser o mesmo gasto para construir os demais navios que começarão a renovar a frota nacional. Para a construção do navio, o Grupo Bravante gerou, entre empregos diretos e indiretos, 3 mil postos de trabalho.
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