sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Setor agroindustrial de carnes promove Seminário sobre Saúde do Trabalhador, em Brasília


São Paulo, 8 de novembro de 2012 - A nova Norma Regulamentadora para a agroindústria de abate e processamento de aves, suínos e bovinos e os esforços promovidos pelas empresas em prol da saúde e do bem-estar do trabalhador serão pautas do Seminário Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho do Setor Frigorífico, que será realizado no dia 21 de novembro, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).

Iniciativa da CNI e do SESI – Serviço Social da Indústria juntamente com a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) e Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), o seminário reunirá lideranças, especialistas e representações de instituições privadas e do setor público em uma grande mesa-redonda com líderes dos sindicatos dos trabalhadores e o Ministério Público do Trabalho.

Entre os confirmados estão Alexandre Furlan, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI, Siderlei Silva de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústria, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais (Contac), Heiler Ivens de Souza Natali, procurador do Ministério Público do Trabalho, Lais Abramo, diretora executiva da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Ricardo Gouvêa, diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados (Sindicarne), Carlucio Gomes da Rocha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Presidente Prudente (SP), Rômulo Machado e Silva, coordenador geral de Normatização e Programas do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros especialistas e lideranças patronais e dos trabalhadores.

Conforme Clovis Veloso de Queiroz Neto, coordenador do evento e da área de defesa do interesse sobre Segurança e Saúde no Trabalho da Gerência de Relações do Trabalho da CNI, este será o grande momento para empresas, trabalhadores e representantes do governo debaterem publicamente os pontos críticos da Norma Regulamentadora que está em fase final de elaboração.

“O estabelecimento de uma norma que padronize o modelo de gestão e a fiscalização das agroindústrias é ansiado por empresas e trabalhadores. Por isso, reuniremos nesse evento todas as representações para ampliar o debate e trazer a público a importância dessa padronização”, explica.

Segundo o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, as empresas vêm empregando grandes esforços e investimentos para a melhoria do bem-estar no trabalho do setor, o que tem surtido efeitos, com a redução no número de ocorrências de afastamentos nas empresas.

“Falamos de um setor que emprega 750 mil pessoas em centenas de frigoríficos pelo país, que gera riqueza para o Brasil e sustenta a economia de outras centenas de cidades em vários estados. O setor produtor de carnes é um alicerce econômico e social para nosso país e precisa ser preservado”, ressalta o presidente da UBABEF.

Conforme Turra, o encontro entre sindicatos dos trabalhadores e representantes do Ministério Público e dos frigoríficos permitirá maior aproximação entre os elos envolvidos no debate, na busca por uma legislação que atenda aos interesses de trabalhadores e empresas.

“O setor agroindustrial sempre esteve aberto para o debate e a busca por aprimoramento das condições. Por esse motivo, vemos na realização de um encontro com representações de indústrias, trabalhadores e poder público a oportunidade de alinharmos uma norma que atenda aos anseios de todos”, explica o presidente da UBABEF.

O Seminário Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho do Setor Frigorífico acontecerá no Auditório da CNI (SBN - Quadra 1 - Bloco C - Edifício Roberto Simonsen), em Brasília (DF).  As inscrições são gratuitas.  Informações pelo e-mail frigorifico@cni.org.br.

Assessoria de Comunicação: Marília Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...