domingo, 11 de novembro de 2012

Previdência em Notícias


SERVIDORES DO INSS EXPLICAM A AGRICULTORES NA PARAÍBA COMO SE TORNAR SEGURADO ESPECIAL.

do +SST

De ESPERANÇA (PB) – O agricultor que produz em regime de economia familiar é reconhecido pela Previdência Social como segurado especial. Ele tem direito aos benefícios oferecidos pela Previdência Social, entre estes, aposentadoria por idade, salário-maternidade e da pensão por morte.

Para desfrutar desses benefícios é necessário que o trabalhador comprove o efetivo exercício na agricultura familiar. Nesses casos, o servidor do INSS realiza uma entrevista rural, a qual constitui-se como prova do processo de reconhecimento do segurado especial.

Durante a entrevista, termos como leirão, encamar e sachar a terra são comumente utilizados pelos trabalhadores rurais do brejo paraibano para relatar os seus modos de produção. E com o objetivo de conhecer melhor essa linguagem e o processo de cultivo dos agricultores, servidores do INSS da Agência Esperança/PB visitaram a comunidade rural do Sítio Xique-Xique para aprender com eles.

Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município de Remígio(PB), Euzébio Cavalcanti, que representa mais de 3 mil trabalhadores rurais da região, essa parceria do INSS com a organização dos agricultores é sadia e necessária.

“Esse interesse do INSS em aprender como realmente se dá os modos de produção da agricultura familiar, visitando a comunidade rural e aprendendo com o agricultor é uma coisa inédita, e os maiores beneficiados são os trabalhadores rurais”, destacou Euzébio Cavalcanti.

Lindalva Freire, que é agricultora e aposentada pelo INSS, foi uma das instrutoras da visita. Ela explicou aos servidores, na prática, como acontece o processo de plantio do milho, feijão, da mandioca e da fava. “Fiquei feliz deles virem aprender com a gente. Eles aprendem com a gente e a gente aprende com eles, né”, afirmou.

Para a servidora do INSS recém-concursada, Tarciana Arruda, com essa pesquisa de campo ela pode sanar muitas dúvidas que tinha em relação ao processo de cultivo dos agricultores. Agora teremos mais segurança e facilidade de identificar na entrevista rural quem é e quem não é segurado especial”, ressaltou.

O gerente da Agência do INSS em Esperança e idealizador da ação, Sérgio Enedino, lembrou que são momentos como esse que é possível compreender que a missão do INSS é muito maior que as normas, índices, ou outros instrumento de aferição de trabalho.

“Só conhecendo a realidade do trabalhador rural in loco seremos capazes de realmente reconhecer o valor desta categoria para toda a sociedade brasileira, bem como percebermos nosso próprio valor como agentes público”, acredita Sérgio Enedino. (Diana Reis/SCS/PB)

Fonte: http://blog.previdencia.gov.br/?p=4672#more-4672

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...