terça-feira, 13 de novembro de 2012

Criada Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima

              PENICHE - PORTO DE PESCA

A Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima foi criada esta semana para apostar na formação dos trabalhadores marítimos em saúde, higiene e segurança do trabalho, por iniciativa da Mútua dos Pescadores, que assinalou hoje os seus 70 anos em Peniche.

Miguel Alarcão Bastos, um dos fundadores e membro da comissão administrativa, disse à agência Lusa que a sociedade vai dedicar-se a assuntos ligados à saúde marítima, dotando de formação adequada os trabalhadores do mar.

O médico, que trabalha há três décadas na área dos acidentes de trabalho da Mútua dos Pescadores, explicou que, embarcações com tripulações inferiores a cem pessoas e que estejam menos de três dias no mar, não têm "abordo especialistas para tratar da saúde” dos tripulantes.

A escassez de formação dos trabalhadores em matérias de saúde e higiene e segurança no mar é uma das preocupações, para reduzir os acidentes de trabalho.

A sociedade surge assim para promover ações de formação, algumas das quais à distância através do projeto “Marleanet”, que foi também hoje apresentado no âmbito do programa comemorativo dos 70 anos da Mútua dos Pescadores.

A sociedade pretende também «sensibilizar as universidades para a necessidade de criar um curso de saúde marítimo».

Miguel Alarcão Bastos sublinhou que, no período em que houve mais embarcações de pesca, há duas décadas, «só em Sesimbra havia 30 acidentes diários», dos quais os mais frequentes são intoxicações a partir dos gases das máquinas e traumatismos decorrentes do manuseamento de artes de pesca e maquinaria pesadas.

A comissão instaladora é composta por dez entidades, entre as quais a Escola Nacional de Saúde Pública, a Direcção Geral de Saúde, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Mútua dos Pescadores, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica, a Autoridade para as Condições no Trabalho.

O “Marleanet”, considerado um passaporte europeu para as competências marítimas, é um projeto europeu, em que participam Portugal, Espanha, França e Irlanda, que disponibiliza através da Internet uma base de dados de conhecimento para estudantes e profissionais do mar.

Na plataforma, que está em fase experimental para aqueles destinatários, disponibiliza documentação sobre, por exemplo, normas de trabalho a bordo, segurança, medicina, combate a incêndios.

Fonte:
http://mail.mailoi.oi.com.br/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...