quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Em posse, Joaquim Barbosa critica 'déficit de Justiça' no país


Em cerimônia que contou com a presença de governadores, ministros e da presidente Dilma Rousseff, o ministro assumiu a presidência do STF.Parte inferior do formulário

Posse do Ministro Joaquim Barbosa como Presidente do Supremo Tribunal Federal. O ministro terá mandato de dois anos e será o primeiro negro a presidir o tribunal. (Foto: André Coelho / Agência O Globo).

O ministro Joaquim Barbosa assumiu oficialmente a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (22), em solenidade que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, ministros e governadores, entre outros.

Barbosa fez o juramento e assinou o termo de compromisso, em cerimônia conduzida pelo ministro Celso de Mello. Em seu discurso, o novo presidente da Suprema Corte disse que há um "déficit de justiça" no Brasil. “É preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os cidadãos são tratados com a mesma consideração quando buscam a Justiça. O que se vê aqui e acolá é o tratamento privilegiado”.

Barbosa se comprometeu a presidir um Judiciário mais eficaz e sem floreios, e ressaltou a importância do papel do juiz na sociedade. Além disso, ressaltou o papel da Suprema Corte na vida política brasileira. "Nesta casa são cada vez mais discutidas as questões mais centrais da vida do brasileiro. E isso é muito bom. E isso é muito positivo".

Saiba mais; Leia importantes informações sobre a ascensão do Juiz. 

O ministro do STF Luiz Fux também discursou na cerimônia de posse. Em seu discurso, Fux traçou a tragetória de Barbosa e elogiou o colega, que segundo ele é um "paradigma de cultura, independência, coragem e honradez". O ministro destacou o senso de justiça e ética de Barbosa, e disse que o STF está aberto ao diálogo com a sociedade e os demais poderes da República.

Também discursaram o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.

Posse reuniu autoridades e artistas.

A posse do ministro Joaquim Barbosa reuniu autoridades e artistas no plenário da Corte e outras áreas do Tribunal, especialmente preparadas para o evento. O evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos presidentes do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP).

A chegada de Barbosa à presidência também reuniu governadores, ministros de Estado e ex-ministros do STF. Parentes de Barbosa e do vice-presidente Ricardo Lewandowski, ministros de tribunais superiores, representantes classistas da magistratura e lideranças do movimento negro podem ser vistos no plenário.

A classe artística e esportiva está representada por Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Lucélia Santos, Martinho da Vila, Regina Casé, Nelson Piquet e o ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário (PSB-RJ). O Hino Nacional foi executado pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Hollanda.

Um comentário:

  1. esse homem deveria ser o primeiro presidente da republica negro... de muitos pois se manter esse perfil
    talvez nos brasileiros algum dia poderemos acreditar na palavra justiça!!!
    NOS MERECEMOS
    ASS. DERLI PALMEIRA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...