quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DER realiza 1º Ciclo de Palestras sobre Segurança e Saúde do Trabalho


http://www.onortao.com.br/images/semfoto.gif
O 1º Ciclo de Palestras sobre Segurança e Saúde do Trabalho organizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), foi realizado na cidade de Rolim de Moura, (Rondôniae teve palestras com a juíza federal Silmara Negrett Moura, da Vara do Tribunal Regional do Trabalho em Rolim de Moura, e do engenheiro e professor de pós-graduação em segurança do trabalho, Allan Robert Ramalho Morais, pertencente ao quadro de servidores do DER.

Servidor do DER, engenheiro Allan Ramalho é um dos palestrantes.

O evento realizado no auditório da Faculdade São Paulo, na avenida 25 de Agosto, das 8h às 12h. Cada palestrante fez uma apresentação de aproximadamente uma hora. Ao final, os especialistas na área de segurança do trabalho responderam aos questionamentos que surgiram.

As palestras, de acordo com o diretor-geral do Departamento, engenheiro Lucio Mosquini, são direcionadas aos servidores do DER lotados na Regional de Rolim de Moura. No entanto, teve as presenças dos chefes das 11 regionais do órgão, para que cada um leve os conhecimentos às suas regionais e que também possam realizar eventos dessa natureza.

O 1º Ciclo de Palestras foi aberto pela juíza federal do Trabalho, Silmara Negrett Moura. Ela abordou o tema: “A Importância da Segurança do Trabalho”. Em seguida o engenheiro Allan Robert Ramalho discorreu sobre o tema: “Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho”. 

Dentro do tema, o professor falou sobre a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs); a organização nos locais de trabalho, citando como exemplo as oficinas mecânicas, e o controle de agentes de riscos (manipulação correta de substâncias químicas).

Allan Ramalho destaca que a segurança e saúde do trabalho são de extrema importância para o sucesso de qualquer empresa ou órgão público. Frisa que qualquer uso inadequado ou descuido numa máquina ou equipamento pode causar um acidente com morte, muitas vezes gerados pela falta de conhecimento do risco de sua atividade e das normas de segurança do trabalho.

Lucio Mosquini diz que no próximo ano o DER deve implantar a análise de acidentes de trabalho, que é uma ferramenta de grande importância, já desenvolvida por empresas privadas de grande porte. A análise permite que a empresa ou órgão conheça os índices de acidentes e incidentes em suas diversas áreas. Após conhecer esses números será possível traçar metas e propostas para o desenvolvimento da saúde e segurança dos servidores agindo preventivamente.

“O governador Confúcio Moura é um incentivador da qualificação profissional. Todos os cursos realizados no Departamento têm seu aval e seu incentivo”, disse Mosquini, destacando que Confúcio elogiou a Residência do DER em Rolim de Moura pela realização do 1º Ciclo de Palestras sobre Segurança e Saúde do Trabalho.

No evento, Mosquini foi representado pelo diretor executivo do órgão, Rodrigo Viana. O Ciclo de Palestras é organizado pelo residente do DER em Rolim, Edimar Ferraz, com apoio do servidor Marcelo Adriano da Silva, que está terminando o curso técnico em segurança do trabalho.

Autor: DECOM
Fonte: O NORTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...