domingo, 4 de novembro de 2012

PROTEJA-SE DO AR-CONDICIONADO

Frio demais no trabalho afeta a imunidade. Mas é possível transformar a climatização numa parceira da saúde.


 Por: Leonardo Valle / Ilustração: Mauro Nakata


 
Não se pode negar que o ar-condicionado proporciona conforto à rotina de trabalho. Ele protege o organismo dos dias de calor excessivo e ainda impede que o clima quente danifique equipamentos eletrônicos.

O problema é que a climatização incide de forma diferente pelo ambiente, fazendo que os muitos funcionários não consigam chegar a um acordo sobre a temperatura ideal. Só que a regra é clara: quanto mais frio estiver o escritório, mais danos à saúde.

"A mudança brusca de temperatura pode gerar uma breve disfunção nas mucosas do corpo, uma vez que as células desses revestimentos estão acostumadas a trabalhar numa temperatura constante. Esta disfunção leva à alteração na imunidade local e facilita o surgimento de infecções virais e bacterianas", fala João Adriano de Barros, pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba (PR). Para evitar complicações, o limite de temperatura ideal é 20°C.

GRIPE COMPARTILHADA

Quem tem uma saúde de ferro corre menor risco de terminar o expediente doente. Mas quando associado a fatores como doenças crônicas, tabagismo ou outra enfermidade, o ar-condicionado faz que as defesas do corpo despenquem. 

Além disso, é contraindicado sentar em um lugar onde haja incidência direta do frio sobre o corpo, pois "pode haver um resfriamento excessivo do organismo", orienta Barros. Outro problemão é que salas climatizadas são sinônimos de janelas fechadas, e o aparelho dificilmente consegue renovar o ar adequadamente. Resultado: a gripe de um único funcionário pode infectar um prédio inteiro. "O mesmo vale para o pó.

Quando o ar passa por uma tubulação, a reforma de um andar pode ser sentida no outro", completa Gilberto Ulson Pizarro, otorrinolaringologista do Hospital Paulista (SP). O pó desencadeia rinite alérgica, que provoca uma inflamação autoimune nas cavidades nasais.
 
IGUALDADE DE GÊNERO NO ESCRITÓRIO

Uma reclamação comum nas empresas é que as mulheres sentem mais frio do que os homens. Mas a temperatura corporal não varia de acordo com o sexo, garantem os especialistas. As diferenças de temperatura corporal são individuais e de acordo com cada centro térmico, reforça João Adriano de Barros, pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba (PR). O que pode acontecer é a mulher sentir mais dor em fases pontuais do seu ciclo menstrual, como durante a ovulação e menopausa.


VIVEIRO DE DOENÇAS

Se o projeto de climatização for recente, não há com o que se preocupar em termos de higiene. Hoje, os filtros de ar são descartáveis, sendo indicada a limpeza das serpentinas e das bandejas de condensação. "A troca do filtro deve ser feita antes de sua obstrução, cerca de 90 dias para empresas e 200 dias nas residências", diz Wadi Tadeu Neaime, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento Solar (Abrava).

Prédios antigos sofrem com a "SÍNDROME DO EDIFÍCIO DOENTE": o ar passa por tubulações de difícil manutenção. O acúmulo de impurezas faz que o local se torne um viveiro de fungos, protozoários, ácaros e bactérias. O termo foi cunhado em 1982, quando a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) confirmou 182 casos de pneumonia num hotel da Filadélfia (EUA). Entre hóspedes e funcionários, somaram-se 29 mortes. "No caso do ar ser distribuído por dutos, recomendam-se avaliações microbiológicas periódicas para determinar se há necessidade de limpeza especializada", esclarece Neaime 

 
É melhor não sentar em um lugar onde haja incidência direta do frio sobre o corpo, pois pode haver um resfriamento excessivo do organismo. As defesas naturais despencam
 
COMO O CORPO SOFRE EXPOSTO AO AR FRIO E SECO
Ilustração: Mauro Nakata
Clique na imagem para ampliar

 
PREVENINDO COMPLICAÇÕES

Ilustração: Mauro Nakata
BRAÇOS
Aplicar diariamente fotoprotetores com hidratante minimiza esses efeitos. Também é indicado usar um umidificador no ambiente. Vale até uma toalha molhada.

Ilustração: Mauro Nakata
OLHOS
Use colírios lubrificantes, sem conservantes. Prefira usar óculos enquanto estiver em ambientes climatizados. Caso use lentes de contato, a dica é o uso de lubrificantes de forma intensiva.

Ilustração: Mauro Nakata
PULMÕES
Deixe uma blusa sempre à mão, evite locais em que o ar incida diretamente sobre você. Ajude o sistema imunológico largando o cigarro e investindo em uma alimentação rica em vitaminas e minerais.

Ilustração: Mauro Nakata
NARIZ
Lavar o nariz na pia do banheiro ou aplicar soro fisiológico lubrifica e evita sangramentos. Além disso, aqueça-se: o batimento ciliar volta a funcionar e o risco de uma bactéria nociva ultrapassar sua barreira é menor.

Ilustração: Mauro Nakata
GARGANTA
Contra a garganta seca, nada melhor do que água. O indicado é pelo menos 600 ml por período do dia. Se for possível, deixe sua própria garrafinha à mão na sua mesa de trabalho.

Ilustração: Mauro Nakata
PERNAS
Alongar-se pode prevenir que o músculo se contraia involuntariamente. Tome água, já que o desequilíbrio de eletrodos deixa o corpo mais vulnerável. Mantenha-se aquecido com calça e meias.


CONSULTORIA: ANA CÉLIA XAVIER, DERMATOLOGISTA DO HOSPITAL SÃO CAMILO, DE SÃO PAULO (SP); LUCIANA DA CRUZ NOIA, OFTALMOLOGISTA DO HOSPITAL NOVE DE JULHO, DE SÃO PAULO (SP); JOÃO ADRIANO DE BARROS, PNEUMOLOGISTA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, DE CURITIBA (PR); GILBERTO ULSON PIZARRO, OTORRINOLARINGOLOGISTA DO HOSPITAL PAULISTA, DE SÃO PAULO (SP); INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO).

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/114/artigo270943-1.asp
 


Uma empresa do ramo gráfico chamada Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing, localizada em Nova York, necessitava de uma solução urgente, no verão, com os dias mais quentes, o papel sofria alterações devido a absorção de umidade, além disso, em dias mais úmidos as agulhas que liberavam tintas não se alinhava, formando imagens borradas. Chamado para solucionar esse dilema o jovem engenheiro de 25 anos, o americano Willis Carrier, criou uma estrutura mecânica para condicionar o ar, foi assim que em 1902 foi inventado o ar condicionado.
 inventor do ar condicionado

Acreditando que poderia acabar com a umidade do ar da fábrica resfriando o ar, a estrutura de Carrier fazia circular o ar por dutos gelados artificialmente. Um processo complexo para época oferecia controle de temperatura e umidade.
.
Logo depois o ar condicionado começou a atingir outras indústrias. Em 1914, foi instalado o primeiro ar condicionado em uma residência, que foi na mansão de Minneapolis. Em seguida foi instalado o primeiro aparelho de ar condicionado em um hospital, que foi o Allegheny General Hospital, situado em Pittsburgh, lá ele resfriava um berçário de partos prematuros, auxiliando na redução da mortalidade causada pela desidratação.
.
Em meados de 1922, o ar condicionado ajudou a indústria teatral e cinematográfica, pois antes, sem ar condicionado, as salas diminuíam muito nas temporadas de calor excessivo. Em 1928 a Câmara de Deputados recebeu os aparelhos de ar condicionado, em 1929, foi a vez do Senado Americano, e em 1930 os escritórios da Casa Branca, no mesmo ano os trens da ferrovia B&O foram os primeiros veículos de passageiros a obterem ar condicionado instalados em suas dependências.
.
Na década de 30, Carrier desenvolveu um sistema que possibilitava a distribuição do ar em alta velocidade, utilizando para isso dutos de ar, viabilizando a instalação de ar condicionado em arranha-céus. Na década de 50, Carrier começa a produzir aparelhos de ar condicionado residencial em série, sucesso total, em duas semanas vendeu todo estoque. Nesta mesma década, Carrier veio a falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...