sábado, 24 de novembro de 2012

TRABALHADORES DO SETOR FRIGORÍFICO EM FESTA FOI APROVADA A NORMA REGULAMENTADORA DOS FRIGORÍFICOS




Hoje sentaram, pela última vez, representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo federal, representantes que compõem a  Comissão Tripartite que vem nos últimos anos debatendo a  Norma Regulamentadora (NR) dos frigoríficos. Nesta sexta-feira (23)  concluíram  com êxito seus trabalhos aprovando 16 artigos com 216 subitens para enfrentar a epidemia de lesões e mutilações que atinge o setor.
A NR dos Frigoríficos  traz melhorias fundamentais para a saúde e a segurança da categoria, com mudanças nos ambientes de trabalho, no ritmo e no tempo de exposição, estabelecendo pausas de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados.
O setor de frigoríficos responde atualmente a  7% do PIB brasileiro , empregando  900 mil trabalhadores  submetidos a movimentos repetitivos e a um ritmo intenso  e exaustivo de trabalho. Cerca de 90% da exportação brasileira de carnes é de produtos cortados em pequenos pedaços, que exigem um número enorme de movimentos repetitivos e acelerados. 
Segundo dados do Ministério do Trabalho somente em 2010, houve  30.000 afastamento  por motivos de doença, e 12.000 deles diretamente ligados a esforços repetitivos. O setor frigorífico é o número um no ranking de doenças  laborais.
Após a aprovação da NR o texto será enviado à CTPP (Comissão Técnica Permanente Paritária), que encaminhará o documento para o ministro.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT) e coordenador da bancada dos trabalhadores no GT que elaborou e aprovou as normas da NR, Siderlei de Oliveira,  “o texto passa a valer 90 dias após a publicação da portaria, o que deve acontecer em janeiro de 2013”. 
Para Siderlei esse momento é mais que uma conquista. " Há dez anos que nós estamos lutando  e  esta NR  é uma construção dos trabalhadores. Ela foi sendo construída debaixo para cima, ou seja,  pelos  trabalhadores e sindicatos e  isso tem sido afirmado pelos  técnicos e outros setores. Portanto a NR é de todos nós!
Mais informações -Siderlei de Oliveira – (51)  8146.7720
Foto: Entre os participantes estiveram presentes : Heiler Natalle, promotor do Ministério Público do Trabalho e chefe da Força Tarefa  do Setor Frigorífico no MT; Ricardo Gouveia do Sindicato das Indústrias de Carne e representantes dos trabalhadores da CONTAC: Siderlei de Oliveira, presidente;  José Modelski , secretário geral e João Moacir, secretário de saúde.
E ao tomar a Palavra o Representante da UGT no grupo de Trabalho o Técnico de Segurança Adir de Souza falou do momento histórico, pois esta norma irá atender a mais de 1 milhão de trabalhadores, e que em nome do Presidente Nacional da UGT Ricardo Patah, parabeniza a todos e disse mais que, em nome dos Técnicos de Segurança que esta norma deveria se chamar norma Siderlei, pela luta deste velho Sindicalista que se emocionou ao falar ao Término dos Trabalhos, pois transformou a sua indignação com acidentes e doenças relacionadas ao trabalho acorrida com milhares de trabalhadores de nosso país na construção da norma, o Trabalho em conjunto com atores sociais, a bancada de Governo representada Pelo Ministério do Trabalho e Fundacentro, a bancada empresarial, e dos Trabalhadores pelas Centrais Sindicais, CUT, UGT e FORÇA SINDICAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...