quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ato público alerta para alto índice de acidentes e mutilações por quedas de altura


As estatísticas indicam que o setor da construção é o campeão de acidentes de trabalho.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com o apoio do TRT da 14ª Região, realizaram em Porto Velho o primeiro ato público da nova etapa do programa "Trabalho Seguro".

Nessa etapa serão desenvolvidas atividades de prevenção contra acidentes de trabalho e conscientização de trabalhadores nos canteiros de obras das principais hidrelétricas do país. 
  
A cerca de 13 mil trabalhadores da UHE de Santo Antônio,  o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, afirmou no local de uma antiga cachoeira do rio Madeira, próximo à capital de Rondônia, que ato público era  primeiro dos previstos para conscientizar trabalhadores que atuam na construção de usinas em várias regiões.
  
As estatísticas indicam que o setor da construção é o campeão de acidentes de trabalho, com média de 163 casos por dia. "Quase todos os acidentes de trabalho são previsíveis e poderiam ser prevenidos, se os cuidados com a prevenção fossem maiores".
  
Ano passado, por exemplo, foram registrados 711 mil  acidentes de trabalho, com 2.884 mortes, uma média de oito por dia, sem falar nos milhões de operários que ficaram inválidos.

A principal causa das mortes e mutilações no setor da construção é a queda de alturas, originada na maioria das vezes pelo não uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e descumprimento da legislação.

Mesmo debaixo de chuva milhares de trabalhadores se empolgaram com o show da dupla sertaneja "Chitãozinho e Xororó", realizado no local como parte do ato público, e a maioria participou do evento cantando os novos e antigos sucessos da dupla.

A dupla "Chitãozinho e Xororó" disse que o ato era "uma oportunidade de levar adiante essa mensagem de conscientização do trabalhador brasileiro", principalmente nesse momento, quando "tudo está muito acelerado" por causa da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

O ministro voltou a alertar para a necessidade dos trabalhadores se prevenirem contra os acidentes de trabalho, utilizando os equipamentos de segurança e adotando todos os cuidados necessários para a sua proteção. Ele destacou também o papel importante do empregador na campanha pela diminuição dos índices de acidentes no país, considerados alarmantes. "Quanto aos empresários, o nosso propósito é demonstrar que investir em segurança é muito melhor do que suportar os encargos pesadíssimos em um eventual acidente de trabalho", explicou.

O ministro e a dupla sertaneja chegaram ao canteiro de obras acompanhados pela presidente do TRT, desembargadora Vânia Maria da Rocha Abensur, e de dirigentes e assessores diretos do consórcio Santo Antônio Energia.

Durante o ato, os operários receberam kits com brindes e cartilhas a respeito de prevenção de acidentes e os direitos dos trabalhadores, além de terem participado do sorteio de brindes fornecidos por instituições parceiras do programa.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...