segunda-feira, 29 de março de 2010

Azaleia Mutila Trabalhadores

Reportagem da Rede Record sobre acidentes na Fábrica da Azaléia, confira:

Funcionários recebem orientações sobre segurança doméstica

Com objetivo de orientar seus colaboradores para o perigo dos assaltos e despertá-los para o reforço da segurança em suas residências, ambiente de trabalho ou nas ruas, a Transnacional e Reunidas realizou, uma palestra sobre “Segurança Pessoal”, quando diversos itens de segurança foram abordados, desde o comportamento de risco, até as táticas de defesa que poderão ser de grande utilidade numa situação de risco de assalto.

Participaram da capacitação os funcionários que atuam no setor de vigilânda patrimonial e no SESMT. A palestra foi realizada no auditório da empresa, no dia 11 de fevereiro, e foi ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho da Reunidas, Valdolírio Soares. “Deixar propositalmente a lâmpada de um cômodo da casa acesa quando viaja no feriadão, pensar estar seguro porque seu carro tem alarme ou gritar por socorro quando se vê cercado por pessoa de comportamento suspeito na rua. Essas situações são tão corriqueiras, que sempre fazemos com a certeza de que estamos certos, não é?”, indagou Valdolirio, explicando que algumas ações se tornaram tão comuns que já funcionam mais. “O bandido já sabe que não tem ninguém em casa quando passa duas noites e a mesma lâm está acesa”, alertou o palestrante. Gritar “socorro” quando sentir-se cercado por alguém outra situação citada por Valdolírio, como errada, de acordo com ele, nessa situação, o coagido deve gritar ‘fogo’ ou o nome de alguém conhecido gritar ‘socorro’ as pessoas sairão de perto medo. Mas, se gritar fogo as pessoas se aproximam por curiosidade”, destacou Valdolírio.

Os colaboradores dos demais departamentos das empresas também participaram da capacitação. Os dias e horários de realização do curso ainda serão definidos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Segurança no uso de agrotóxicos

A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão de João Pessoa baixou uma recomendação ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/PB) para que sejam adotadas providências no sentido de orientar, fiscalizar e determinar aos engenheiros agrônomos que somente prescrevam agrotóxicos após vistorias de campo, obtenção de percepção diagnóstica da cultura ou plantação a ser protegida.
A recomendação também diz que a receita deve especificar a quantidade total do produto e dosagens de aplicação, com observância do intervalo de segurança entre a última aplicação e a colheita, uso ou consumo, a semeadura ou o plantio seguinte, com vistas a proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os agrônomos também devem repassar aos produtores advertências quanto às preocupações de uso, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente, estabelecendo mecanismos específicos de controle ético contra práticas indevidas.
Fonte: Jornal Correio da Paraíba

quarta-feira, 17 de março de 2010

Saúde Ocupacional em Trabalhadores Hospitalares.

Historicamente, os profissionais de saúde não eram considerados como categoria profissional de alto risco para acidentes de trabalho.
A preocupação com riscos biológicos surgiu a partir da constatação dos agravos à saúde dos profissionais que exerciam atividades em laboratórios onde se dava a manipulação com microrganismos e material clínico desde o início dos anos 40.
Para profissionais que atuam na área clínica, entretanto, somente a partir da epidemia da aids nos anos 80,
as normas para as questões de segurança no ambiente de trabalho foram melhor estabelecidas.
Virtualmente, qualquer categoria profissional pode estar sob risco. Além disso, visitantes e outros profissionais que estejam ocasionalmente nos serviços de saúde também podem sofrer exposições a material biológico.
Trabalhadores da área cirúrgica, paramédicos e profissionais de setores de atendimento de emergência são descritos como profissionais de alto risco de exposição à material biológico.
Os riscos de exposição entre médicos variam conforme as diferentes especialidades.
Conforme as estatísticas observadas, a equipe de enfermagem é uma das principais categorias sujeita a exposições a material biológico. Esse número elevado de exposições relaciona-se com o fato de o grupo ser o maior nos serviços de saúde, ter mais contato direto na assistência aos pacientes e também ao tipo e à freqüência de procedimentos realizados por seus profissionais.
A maioria dos casos de contaminação pelo HIV em todo o mundo por acidente de trabalho, mais de 70% dos casos comprovados e 43% dos prováveis, envolveram a categoria de enfermagem e de profissionais da área de laboratório.

sexta-feira, 12 de março de 2010

SRTE/PB inaugura biblioteca aberta ao público

Paraíba, 10/03/2010 - Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Bibliotecário, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE/PB) inaugurou a Biblioteca "Poetisa Alice de Toledo". O nome escolhido por consenso é uma homenagem à ilustre servidora aposentada da SRTE/PB, Dona Alice, escritora, poetisa, cronista e trovadora, membro da Academia Paraibana de Poesia.
Oficialmente instituída através da Portaria Interna nº 07, publicada no dia 08 de março de 2010, a Biblioteca é aberta ao público. O acervo é constituído de documentação trabalhista necessária ao desempenho dos auditores fiscais, servidores administrativos e demais usuários.
"A missão principal da Biblioteca é desenvolver e colocar à disposição da comunidade e dos servidores um acervo bibliográfico que atenda às necessidades de informação para as atividades de trabalho e pesquisa e incentivo à leitura, dentro da ética e do respeito", ressalta a gestora da Biblioteca e servidora da SRTE/PB, Jovirene Pereira.

sábado, 6 de março de 2010

Acidente de consumo

Um acidente de consumo ocorre quando um produto e/ou serviço prestado provoca dano físico ao usuário ou a terceiros mesmo quando utilizado ou manuseado corretamente, de acordo com as instruções de uso.
Esse dano pode ser uma intoxicação alimentar ou química, no caso de produtos de limpeza, uma queimadura, um corte ao abrir embalagens, um choque elétrico ao utilizar aparelhos eletrodomésticos, uma torção ou fratura ao cair de uma cadeira plástica que se quebra ou escada doméstica, entre outros.
O Brasil ainda não possui estatísticas, sobre a ocorrência deste tipo de acidente que pode impactar, social e economicamente, mais do que os acidentes de trabalho e de trânsito aos quais já é dado algum tipo de tratamento.
Nos Estados Unidos, há 30 anos são registrados os acidentes de consumo que estima-se serem responsáveis por um prejuízo anual aos cofres públicos norte-americanos de, aproximadamente, 700 bilhões de dólares, segundo a Consumer Product Safety Comission - CPSC, agência governamental norte-americana.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Vaga para Médico do Trabalho e Técnico de Segurança

UNA Açúcar e Energia Ltda, vem informar que dispõe de 01 Vaga de Emprego para TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO(masculino) com conhecimento na area rural e 01 Vaga para MÉDICO DO TRABALHO (masculino)
Telefone para contato (083) 3502 1071 / 9303 7519
Falar com Williams

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...